Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Especialista afirma que pagar anúncios no Facebook é inútil

Diminuição do alcance de postagens na rede social tem desanimado comerciantes

Tecnologia e Ciência|Do R7

Em 2015, publicações de empresas serão ainda mais limitadas, mesmo as pagas
Em 2015, publicações de empresas serão ainda mais limitadas, mesmo as pagas Em 2015, publicações de empresas serão ainda mais limitadas, mesmo as pagas

Uma das medidas mais polêmicas do Facebook nos últimos tempos é a diminuição do alcance orgânico das publicações de empresas na rede social. Uma pesquisa feita pela Forrester Research, por exemplo, indicou que em fevereiro de 2014 posts de grandes marcas atingiam apenas 2% de seus fãs, e pior: esse alcance vem caindo em uma média 0,5% ao mês.

E parece que a situação está cada vez mais longe de melhorar. Na última sexta (12) o Facebook anunciou por meio do blog oficial que as publicações pagas também passarão a aparecer cada vez menos no feed de notícias dos usuários em 2015. Se, antes, a solução para o problema era pagar para que as pessoas vissem as publicações, agora isso também não funcionará mais.

Facebook pode impedir usuário de publicar fotos bêbados

Com isso, Nate Elliote, o analista por trás da pesquisa da Forrester Research, afirma categoricamente: pagar por anúncios no Facebook se transformou em uma medida inútil. Em uma publicação no seu blog oficial, Nate explica que atualmente apenas 0.7% dos fãs interagem com as suas marcas favoritas pela rede social, e esse número deve se tornar ínfimo em 2015.

Publicidade

Isso não significa, entretanto, que as grandes marcas devem abandonar as redes sociais. O levantamento da Forrester Research mostra que consumidores que gostam de uma empresa têm três vezes mais chances de visitar o site do que entrar na página do Facebook. Por isso, adicionar ferramentas da rede social no próprio site institucional pode trazer mais resultados do que captar novas pessoas pelo Facebook.

Além disso, apostar em outros meios de comunicação também pode trazer bons frutos. Nate aconselha enviar e-mails aos consumidores, já que a pesquisa comprovou que pelo menos 90% dos contatos recebem os e-mails, enquanto menos de 2% dos fãs no Facebook visualizam suas publicações.

Publicidade

Qual a necessidade disso? O dia em que a internet brasileira "se rebelou" contra Mark Zuckerberg

Mas fique atento: Nate explica que marcas que estejam obtendo resultados positivos utilizando as redes sociais não devem abandonar esse método de comunicação, principalmente as empresas pequenas. Por isso, antes de excluir a conta no Facebook, é importante realizar uma análise e descobrir quais devem ser as mudanças para o seu negócio durante 2015.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.