Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Facebook e Instagram vão bloquear usuários com menos de 13 anos

Documentário revelou que moderadores das redes sociais eram orientados a ignorar perfis cujos donos aparentassem ser menores de idade

Tecnologia e Ciência|Ana Luísa Vieira, do R7

Usuários com menores de 13 anos devem ter contas bloqueadas nas redes
Usuários com menores de 13 anos devem ter contas bloqueadas nas redes Usuários com menores de 13 anos devem ter contas bloqueadas nas redes

O Facebook e o Instagram devem começar a bloquear as contas de usuários com idade inferior a 13 anos. As informações foram divulgadas pelo site de notícias TechCrunch.

De acordo com a publicação, a conduta anterior das redes sociais era de investigar somente os perfis que fossem denunciados especificamente por pertencerem a menores de idade.

Com a mudança operacional em curso, os moderadores do Facebook e do Instagram fecharão as contas de qualquer menor de idade que identificarem — mesmo que elas tenham sido denunciadas por outro motivo, como conteúdo questionável.

Leia também

Para que os perfis sejam reabertos, as redes exigirão provas de que os usuários têm idade superior a 13 anos, como documentos com foto emitidos pelo governo.

Publicidade

A notícia chega após um documentário exibido pelo Channel 4, do Reino Unido, revelar que revisores do Facebook eram orientados a ignorar perfis cujos usuários aparentassem ter menos de 13 anos: “É necessário que haja uma admissão ou denúncia de que a pessoa é menor de idade. Caso contrário, nós simplesmente fingimos não saber como é uma criança quando passamos por estas contas”, teria dito um funcionário da empresa. 

Por outro lado, uma fonte da rede fundada por Mark Zuckerberck afirmou ao TechCrunch que a alteração na conduta dos moderadores não significa, necessariamente, o início de uma ampla varredura de perfis de menores de idade. Atualmente, o Facebook não permite que pessoas com menos de 13 anos usem a plataforma por não poderem cumprir a Lei de Proteção à Privacidade On-line para Crianças dos Estados Unidos — que exige o consentimento de pais ou responsáveis para coletar dados sobre crianças.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.