Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Facebook remove recomendações para grupos políticos

Usuário também vão ser alertados quando entraram em grupos que já violaram alguma das regras da plataforma

Tecnologia e Ciência|

Rede social ajustou algoritmo para diminuir alcance de grupos que violam regras da plataforma
Rede social ajustou algoritmo para diminuir alcance de grupos que violam regras da plataforma Rede social ajustou algoritmo para diminuir alcance de grupos que violam regras da plataforma

O Facebook disse nesta quarta-feira (17) que está começando a remover recomendações que dá aos usuários globais para grupos de questões políticas e sociais, o que diminuiu a tensão no site.

A empresa também anunciou mudanças para reduzir o alcance de grupos que violam regras do site, incluindo mostrá-los com recomendações algorítmicas mais baixas e alertar as pessoas quando elas vão se juntar a um grupo que já violou políticas.

Pesquisadores e organizações de direitos civis há muito alertam que os grupos do Facebook, produto que a empresa promove vigorosamente para encontros de pessoas com interesses comuns, como esportes ou música, também têm sido usados ​​para espalhar desinformação e organizar atividades extremistas.

Em entrevista na terça-feira, Tom Alison, vice-presidente de engenharia do Facebook, disse que a empresa está investindo em grupos e que as mudanças nas recomendações se devem aos usuários que querem ver menos conteúdo político.

Publicidade

"Eles querem que baixemos um pouco a temperatura", disse.

Ele disse que os grupos recém-criados sobre qualquer tópico terão que esperar 21 dias antes de se tornarem elegíveis para recomendação, para dar ao Facebook tempo para entender como o grupo funciona.

Publicidade

Desde 2017, o Facebook tornou os grupos uma prioridade. No ano passado, intensificou a promoção de grupos em feeds de notícias e resultados de pesquisas.

Mas durante a pandemia do coronavírus, o Facebook parou de recomendar grupos de saúde aos usuários, dizendo que eles precisavam de fontes confiáveis ​​de informação. Também reprimiu certos grupos nos últimos meses, como parte das mudanças de política para conter os "movimentos sociais militarizados".

Publicidade

Nos meses que antecederam a eleição nos EUA e o ataque ao Capitólio em 6 de janeiro, os grupos do Facebook fervilharam de desinformação e retórica violenta.

O Facebook disse que exigirá que os moderadores do grupo aprovem temporariamente as postagens para grupos com um número substancial de membros que violaram regras e membros que fizeram parte de outros grupos removidos por violações das regras.

Disse também disse que mostrará o conteúdo dos grupos que violam as regras em um nível inferior nos feeds de notícias dos membros e interromperá temporariamente os membros que violam as regras de postar ou criar novos grupos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.