Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Satélites vão monitorar poluição da Terra em tempo real 

Dados constantes sobre concentração de poluentes ajudam a entender as áreas mais afetadas e guiam ações para melhorar o meio ambiente

Tecnologia e Ciência|Guilherme Carrara, do R7*

Área de cobertura das sondas
Área de cobertura das sondas Área de cobertura das sondas

A Nasa, agência espacial norte-americana, e a ESA, agência espacial europeia, iniciaram um projeto que pretende criar um conjunto de instrumentos capazes de monitorar a poluição do planeta minuciosamente de hora em hora.

O primeiro instrumento lançamento é a sonda geoestacionária de monitoramento do ambiente, GEMS, da Coreia do Sul. Ela foi ao espaço acoplada a um satélite de monitoramento das atividades marítimas, também do projeto.

O próximo projeto é da Nasa que pretende lançar uma sonda similar no ano de 2022, com o nome de TEMPO e em sequência a ESA, com a Sentinel-4, em 2023.

Leia também

A função principal será o monitoramento de poluentes, como dióxido de carbono e aerossóis, com dados enviados constantemente para computadores de análise.

Publicidade

Assim, será possível analisar a poluição de fenômenos periódicos, como horas do rush, ou queimadas locais. Os equipamentos também devem medir se a poluição local afeta as temperaturas e meio ambiente.

Lançamento da sonda GEMS
Lançamento da sonda GEMS Lançamento da sonda GEMS

“A parte mais interessante é conseguir capturar esses focos de poluição em diversos horários do dia. Poderemos entender melhor qual a qualidade do ar, níveis de poluição e como mudam esses níveis com o tempo”, afirma o diretor de da divisão de ciência terrestre da agência norte americana Barry Lefer.

Publicidade

Situação atual de medição

Existem satélites capazes de fazer medições precisas no espaço, mas o intervalo de transmissões é de um dia, pois dependem das órbitas para transmitir as informações. Como o novo satélite é estacionário, ou seja, gira na mesma velocidade que a Terra, pode analisar o mesmo local o tempo todo.

Cada um dos envolvidos no projeto pretende resolver problemas diferentes. A Nasa afirma que se interessa pela medição da poluição do consumo e produção de óleos, assim como as horas de rush da América do Norte. A ESA pretende melhorar a qualidade do ar no continente europeu.

Publicidade
Sonda norte americana TEMPO, programa para 2023
Sonda norte americana TEMPO, programa para 2023 Sonda norte americana TEMPO, programa para 2023

Resultados no futuro

A longo prazo, a pesquisa deve fornecer dados de como a baixa qualidade do ar é responsável por doenças. De acordo com um estudo recente, citado por um dos diretores da ESA Ben Veihelmann a expectativa de vida do cidadão europeu cai em 2 anos devido ao contato com a poluição.

“O serviço e informação sobre os indicies de poluição que afetam os cidadãos que andam nas ruas vai ajudar a entender que temos que trazer os níveis para um patamar aceitável com urgência”, afirma Veihelmann durante entrevista a agência espacial norte americana.

Veja também: 

Conheça os passos para começar a observar o céu

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.