Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Aprenda a fazer o combustível render mais no dia a dia

Especialistas ensinam a economizar para não sentir o aumento nas bombas

|Matéria Patrocinada

Mudar alguns hábitos pode ajudar a economizar combustível
Mudar alguns hábitos pode ajudar a economizar combustível Mudar alguns hábitos pode ajudar a economizar combustível

Não é preciso rodar de posto em posto em busca da melhor oferta de combustível para gastar menos na hora de abastecer. Especialistas garantem que basta rever algumas atitudes do dia a dia para que esse aumento não pese tanto no bolso.

Segundo o professor Marcelo Alves, do Centro de Engenharia Automotiva do Poli-USP, o pneu pode ser o grande vilão e não é exagero calibrar com frequência: “A pressão dos pneus afeta diretamente a resistência ao movimento das rodas. Quanto maior a resistência, maior o consumo. A pressão deve ser avaliada frequentemente até porque podem existir pequenos vazamentos e o pneu perde pressão lentamente. Recomenda-se uma verificação semanal, sempre com o pneu frio”.

Procure calibrar os pneus uma vez por semana
Procure calibrar os pneus uma vez por semana Procure calibrar os pneus uma vez por semana

A troca de marchas também pode interferir no consumo, segundo Marcelo Alves: “Se o motor for usado além do limite indicado para cada uma das marchas, pode funcionar numa condição de maior consumo de combustível”.

O professor Roberto Bortolussi, do departamento de Engenharia Mecânica da FEI, revela que a rotação ideal para a troca de marchas acaba não sendo muito aplicável no trânsito das cidades por conta do ‘anda e para’, mas na estrada essa rotação adequada é bem-vinda para economizar.

Publicidade

Mas não basta seguir as orientações e deixar a manutenção de lado. Veículos que não passam por uma revisão frequente tendem a consumir mais combustível. “Velas desgastadas e bicos de injeção com falhas no jato durante a injeção prejudicam o rendimento do motor, pois deixam a queima do combustível menos eficiente”, explica Roberto Bortolussi.

Ar-condicionado nem sempre é vilão

Publicidade

Apesar de o ar-condicionado estar ligado ao consumo de combustível, ele nem sempre é vilão. De acordo com o professor da Poli-USP, vai depender muito da maneira como é usado. “Em um dia de muito calor, carros de cor escura vão ter a temperatura interna elevada. Dificilmente será possível manter a temperatura baixa, digamos inferior a 20ºC. A manutenção do sistema de ar-condicionado também é importante”, explica.

O professor Roberto Bortolussi observa que andar com as janelas abertas em alta velocidade pode aumentar o consumo de combustível, portanto o ar-condicionado pode ser a melhor opção nas estradas.

Publicidade
O peso contribui para aumentar o consumo de combustível
O peso contribui para aumentar o consumo de combustível O peso contribui para aumentar o consumo de combustível

Não faça o carro de depósito

Sabe aquela mania de carregar uma verdadeira mudança no veículo? Está mais do que na hora de repensar, já que o peso contribui para aumentar o consumo de combustível. “O ideal é não usar o carro como depósito de itens. O veículo nunca deve ser carregado além de sua capacidade”, informa Marcelo Alves.

Roberto Bortolussi recomenda que a pessoa leve no porta-malas apenas o que irá utilizar durante o dia. “Muitas pessoas utilizam o porta-malas como um armário, deixando coisas desnecessárias e levando peso para cima e para baixo, aumentando o consumo de combustível”.

Evite acelerar sem necessidade

Marcelo Alves explica que parte do consumo do combustível se deve à necessidade de acelerar o veículo, por isso quanto maior a aceleração, maior o consumo. “Se não houver necessidade de aceleração elevada, por exemplo, com uma parada próxima, o combustível será desperdiçado”, diz.

Frear bruscamente, como muitos imaginam, não aumenta o consumo de combustível. “Embora não aumente o consumo, reduz consideravelmente a vida útil dos sistemas”, conta Roberto Bortolussi.

Outra dicas valiosas

De acordo com o professor da FEI, nunca é demais reforçar ao motorista que só use combustível de procedência e evite comprar em postos que apresentam uma diferença de preço muito acentuada. “Abasteça sempre nos mesmos postos e faça a quilometragem média do veículo a cada vez, para assim verificar variações no consumo”, aconselha.

Agora que você já sabe como economizar combustível, clique aqui, acesse o Autoline e faça uma pesquisa para economizar também na compra do seu próximo carro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.