Campanha contra hanseníase é realizada no município de Alcobaça
Ação acontece de 16 a 18 de dezembro
Bahia|Do R7
O município de Alcobaça, extremo sul da Bahia, recebe este mês uma campanha contra a hanseníase. A ação acontece de 16 a 18 de dezembro, durante o dia.
A campanha é realizada pela 'Carretinha da Saúde', uma unidade móvel que traz informações sobre a doença e caso seja diagnosticada, encaminha os pacientes para tratamento. A ação faz parte da mobilização do "Dia da Pele", uma parceria com o MORHAN (Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase) e apoio da prefeitura da cidade.
O objetivo da campanha é alertar a comunidade sobre a doença e a importância do diagnóstico precoce. A mobilização contará, ainda, com a presença de Elke Maravilha, apoiadora do MORHAN.
Para o coordenador nacional do MORHAN, Artur Custódio, a informação é fundamental para reduzir a incidência da doença e combater o preconceito.
— Mesmo com elevados índices de cura e do tratamento estar disponível gratuitamente da rede pública de saúde, o Brasil ainda é o primeiro país no ranking mundial de prevalência da hanseníase. Esta triste realidade é fortemente influenciada pelo preconceito, que afasta pacientes do diagnóstico e das unidades de saúde. Por isso, a informação é o melhor remédio.
Programação do atendimento:
Terça-feira (16)- Unidade estará durante o dia na comunidade 40/45
Quarta-feira (17)- Unidade estará durante o dia na comunidade São José
À noite haverá uma mostra cultural na praia, com Elke Maravailha
Quinta-feira (18)- Unidade estará durante o dia no centro de Alcobaça