Brasil Bombeiros vão deixar Chapada dos Veadeiros após controle de incêndio

Bombeiros vão deixar Chapada dos Veadeiros após controle de incêndio

ICMBio recomenda presença de aviões-tanque por uma semana

Bombeiros vão deixar Chapada dos Veadeiros após controle de incêndio

Situação da área será avaliada pelo Ibama

Situação da área será avaliada pelo Ibama

Ueslei Marcelino/24.10.2017/Reuters

O ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) informou neste domingo (29) que, com o incêndio no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, sob controle, metade dos bombeiros deve deixar o local até o fim deste domingo.

A situação da área será verificada novamente amanhã por um helicóptero do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

O anúncio atesta a sinalização positiva dada pelo chefe do parque, Fernando Tatagiba. Também nesta segunda-feira, a totalidade de membros do GAT (Grupamento de Atividades Técnicas) e do Censipam (Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia) já deve ter partido, permanecendo no parque 15 voluntários da Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins, um esquadrão do Ibama e dois aviões-tanque.

Embora a previsão seja de que as duas aeronaves sejam liberadas dentro de dois dias, no máximo, o ICMBio recomenda que uma delas seja mantida em atividade por uma semana, por precaução. Os voluntários do Parque Nacional de Itatiaia, na Serra da Mantiqueira, já retornaram à sua localidade de origem.