Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Em 5 anos, ministério emite mais de 1.400 passaportes de cães e gatos

Foram emitidos 664 documentos aos animais em São Paulo e 812 no Rio de Janeiro até setembro deste ano

Brasil|Giuliana Saringer, do R7

Foram emitidos mais passaportes no Rio do que em São Paulo
Foram emitidos mais passaportes no Rio do que em São Paulo Foram emitidos mais passaportes no Rio do que em São Paulo

O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) já emitiu pelo menos 1.476 passaportes para cães e gatos nos últimos cinco anos em São Paulo e no Rio de Janeiro, segundo dados enviados ao R7 pela assessoria de imprensa do órgão. 

Foram emitidos 664 passaportes em São Paulo — o recorde de emissões foi registrado em 2018, com 206 documentos, seguido de 2017 (137) e 2019 (106), que registra os dados até o mês de setembro. No Rio de Janeiro, foram emitidos 812 no período, com recorde em 2018 (172) e seguido de 2017 (153). De janeiro a setembro deste ano, foram emitidos 118 no local.

Documento pode substituir certificado veterinário
Documento pode substituir certificado veterinário Documento pode substituir certificado veterinário

O documento é usado durante o trânsito nacional e internacional dos animais e pode ser um substituto ao certificado veterinário para viagem, dependendo do país para qual será a viagem. Segundo o Mapa, o passaporte comprova que o cão ou gato atende às exigências sanitárias do país de destino.

O presidente da Arca Brasil (Associação Humanitária de Proteção e Bem-Estar Animal), Marco Ciampi, afirma que a emissão de passaportes para os animais é fundamental. “Para a emissão desses dois documentos [passaporte ou CVI] é exigido o atestado de saúde e vacinação do animal assinado por veterinário habilitado. Essa exigência é vital para o bem-estar do animal que viaja, bem como para impedir a transmissão de doenças”, afirma.

Publicidade

Quais animais tem direito

O passaporte pode ser emitido para cães e gatos que atendam os seguintes requisitos:

• Sejam nascidos a pelo menos 90 dias

Publicidade

• Tenham nascido no Brasil

• Sejam criados por residentes no Brasil

Publicidade

• Tenham sido examinados por veterinário inscrito no Conselho Regional de Medicina Veterinária

Como emitir o passaporte

A emissão é feita de modo gratuito pelas unidades do Vigiagro (Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional) — veja a lista de endereços disponíveis. Ao solicitar a emissão, também é necessário realizar a identificação eletrônica do animal com microchip, que será lido na emissão do documento e nos momentos de embarque e desembarque.

Passaporte vale desde 2014
Passaporte vale desde 2014 Passaporte vale desde 2014

A partir da entrega da documentação para solicitação do passaporte, o Mapa dá um prazo de 30 dias úteis para que o documento do animal seja entregue.

Hoje, alguns países aceitam apenas o CVI (Certificado Veterinário Internacional), documento que tem validade de dois a dez dias, de acordo com o país de destino, contados a partir do dia da emissão até a chegada ao país de destino.

O Mapa afirma que “caso a viagem demore mais de 10 dias (transporte marítimo, por exemplo) o prazo de validade do CVI pode ser estendido”. O prazo é ampliado para 60 dias corridos para ingresso ou retorno no caso dos países do Mercosul (Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela).

O CVI emitido por outros países terá validade de 60 dias para ingresso de animais no Brasil desde que tenha sido emitido conforme a legislação.

A maior vantagem do passaporte frente ao CVI é que o documento não tem prazo de validade e, portanto, será útil em todas as viagens do bichinho de estimação.

Dez dias antes da viagem, o dono do animal precisa pedir a um veterinário particular que inclua as informações sanitárias no passaporte, que deve ser encaminhado a uma unidade do Vigiagro para legalização. Também é preciso apresentar a carteirinha de vacinação atualizada. Depois deste processo, a viagem é autorizada.

O uso do CVI ou do passaporte varia de acordo com o país da viagem. O passaporte é aceito nos seguintes destinos: Brasil, Paraguai, Argentina, Uruguai, Bolívia e Venezuela, Brunei, Colômbia, Gâmbia e Taiwan.

Países que não aceitam passaporte

• Estados Unidos

Para viagens aos Estados Unidos, é preciso solicitar a emissão do CVI, que pode ser feita via internet — esta possibilidade está disponível apenas no caso dos EUA. A solicitação será realizada por meio do envio eletrônico do Atestado de Saúde, comprovante de vacina e demais dados necessários conforme o país de destino.

O documento assinado é enviado ao e-mail do dono do ano, que deve ser impresso para a viagem.

• Outros países que só aceitam o CVI

Com exceção dos Estados Unidos, todos os outros destinos exigem a emissão presencial do CVI, com atendimento marcado. O dono do animal deve preencher o Requerimento de Fiscalização para Animais de Companhia, solicitar o atestado de saúde, emitido por um veterinário particular, e providenciar a documentação, como informações sobre vacinas, tratamentos e comprovante de microchip.

Clique aqui para descobrir os documentos necessários de cada um dos países de destino para viajar com o bichinho de estimação.

Veja os endereços em que é possível emitir o documento no mapa divulgado pelo Ministério. Para encontrar um posto de atendimento, basta clicar em cima do desenho de localização azul:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.