Entenda o que é o "Abril Vermelho"
Massacre que deixou 21 mortos no Pará em 1996 deu origem a mobilizações anuais do MST
Brasil|Do R7*
O Massacre de Eldorado dos Carajás aconteceu no Pará, em 1996, no município de mesmo nome, que fica a cerca de 750 km de Belém. Na ocasião, uma marcha de trabalhadores rurais ia para a capital quando a Polícia Militar chegou ao local e recorreu à força para tirar os manifestantes da rodovia que os sem-terra obstruíam.
Ao todo, 21 pessoas morreram: 19 delas na hora e outras duas depois, em decorrência de ferimentos. Desde então, o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) se mobiliza, em um movimento ao qual chamou de "Abril Vermelho”. A jornada nacional tomou como símbolo o massacre e reivindica a reforma agrária.
MST inicia marcha de luta pela reforma agrária
De acordo com o coordenador nacional do MST, Alexandre Conceição, o movimento estima que, neste ano, cerca de 90 mil famílias acampadas em assentamentos pelo Brasil se mobilizem para fazer ocupações durante o mês de abril e maio.
— [Nesta quarta-feira] faremos uma parada geral para lembrar os 21 mortos. Uma parada de 21 minutos para recordar e cobrar o governo e o poder judiciário.
O “Abril Vermelho” de 2013 começou na última terça-feira (9) em Camaçari (BA) e segue em direção à Salvador. A chegada dos sem-terra está prevista para quarta-feira (17).
* Colaborou Giorgia Cavicchioli, estagiária do R7.