Brasil Evento do TRE debate participação das mulheres na política

Evento do TRE debate participação das mulheres na política

Conferência do Empoderamento Político das Mulheres será transmitida pelo Tribunal Regional Eleitoral pelo Youtube

Urna eletrônica, urna, eleição, eleições, voto

Urna eletrônica, urna, eleição, eleições, voto

TSE / Divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo realiza nesta quarta-feira (19) a I Conferência de Empoderamento Político das Mulheres. O encontro virtual começa às 9h e será transmitido ao vivo pelo canal do TRE-SP no YouTube.

O papel das instituições na promoção da participação feminina na política, cotas de gênero em eleições e as chamadas “candidaturas-laranja” serão alguns dos temas discutidos no evento, que será aberto pelo presidente do TRE-SP, o desembargador Waldir Sebastião de Nuevo Campos Junior.

Participam do evento a presidente do Conselho do Magazine, Luiza Luiza Helena Trajano; a presidente da Associação Paulista dos Magistrados, Vanessa Mateus; a âncora do Jornal da Record, Christina Lemos; a juíza e coordenadora do Comitê de Participação Feminina do TRE-SP, Maria Cláudia Bedotti, entre outras personalidades de destaque do cenário nacional.

TSE estuda estender votação até 18h e reservar primeiras horas a idosos

Eleições 2020

As eleições municipais de 2020 ocorrerão nos dias 15 e 29 de novembro. As datas previstas anteriormente para outubro foram alteradas pelo Congresso Nacional em razão da pandemia de covid-19.

A participação das mulheres nas eleições é um tema que cada vez mais chama a atenção. As eleitoras representam 52,49% das pessoas habilitadas a votar - em torno de 77,6 milhões de mulheres. Já os homens são minoria, com 47,8% - 70,2 milhões.

Apesar da maior participação das mulheres entre os eleitores, a presença feminina ainda é minoria entre os representantes no Congresso. Uma das estratégias para mudar essa realidade é a obrigatoriedade a cada partido de que indique pelo menos 30% de mulheres em sua lista de candidatos para órgãos do Poder Legislativo, como as Câmaras.

Últimas