Ibama multa em R$ 20 mi empresa responsável por vazamento no PA
Decisão leva em conta realização de atividade potencialmente poluidora e operação da tubulação de drenagem sem licença
Brasil|Alexandre Garcia, do R7

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) multou nesta quarta-feira (28) a refinaria Hydro Alunorte, responsável por um vazamento na cidade de Barcarena, no Pará.
De acordo com o instituto, foram aplicados dois autos de infração contra a empresa, ambos no valor de R$ 10 milhões.
Os autos levam em conta a realização de atividade potencialmente poluidora e a operação da tubulação de drenagem sem licença válida da autoridade ambiental competente.
A decisão do Ibama também estabelece o embargo do DRS-2 (Depósito de Rejeitos Sólidos Número 2) e a tubulação de drenagem de efluentes da área industrial da refinaria Hydro Alunorte.
Segundo o Ibama, foi realizada uma vistoria no local nesta semana em conjunto com pesquisadores do IEC (Instituto Evandro Chagas), órgão vinculado ao Ministério da Saúde.
Laudo
Em laudo técnico divulgada na semana passada, o órgão avalia que "os resultados físico-químicos e níveis de metais pesados mostraram que ocorreram alterações nas águas superficiais que comprometeram [sua] qualidade, segundo a Resolução do Conama [Conselho Nacional do Meio Ambiente], e impactaram diretamente na comunidade Bom Futuro".
O documento também aponta que "as águas apresentaram níveis elevados de alumínio e outras variáveis associadas aos efluentes gerados pela Hydro Alunorte".
Na ocasião, o instituto também recomendou que fossse fornecida água potável para a população das comunidades de Bom Futuro, Vila Nova e Burajuba, que utilizam poços artesianos rasos para abastecimento d'água.