Justiça Eleitoral decide pela cassação do governador de Roraima
TRE-RR encontrou irregularidades na campanha eleitoral de Chico Rodrigues em 2010
Brasil|Do R7
Chico Rodrigues (PSB), atual governador de Roraima, foi cassado por 3 votos a 2 em decisão do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Roraima na sessão da última quarta-feira (4).
A chapa pela qual se elegeu como vice em 2010 é acusada de ter feito gastos ilícitos na campanha, como contratação irregular e compra de grande quantidade de camisetas amarelas. O político tem três dias para entrar com recurso.
O líder da chapa na eleição de 2010, Anchieta Júnior (PSDB), renunciou em abril deste ano para concorrer ao Senado, o que o deixou de fora da condenação. Com a renúncia, Chico assumiu o cargo de governador.
A coligação do ex-governador e então candidato à época Neudo Campos (PP) entrou com o processo em 2011, mas o resultado ocorreu apenas nesta semana. Nas eleições deste ano, Neudo chegou a concorrer com Chico, mas renunciou por ser considerado ficha suja, colocando sua mulher, Suely Campos (PP) em seu lugar na chapa.
Leia mais notícias de Brasil no Portal R7
Rodrigues pode recorrer no cargo, e a cassação definitiva ocorrerá apenas após o julgamento dos recursos dos embargos de declaração.
Caso deixe o cargo, ainda precisará ser definido como o cargo de governador será preenchido. É possível que sejam feitas eleições indiretas ou que o segundo colocado na campanha de 2010, Neudo Campos (PP), seja levado ao cargo.
O governador cassado não conseguiu se eleger neste ano, e Suely Campos deve assumir o comando do Estado a partir de 2015.
Outro lado
A Secretaria de Comunicação Social do governo emitiu uma nota oficial na qual afirma que o governador "estranhou a decisão de membros do TRE" e que "vai recorrer". Leia abaixo a nota na íntegra:
"Nota Secretaria de Comunicação Social
Sobre a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que cassou o mandato do governador Chico Rodrigues (PSB), em uma ação referente a eleição de 2010, a Secretaria de Comunicação Social informa que o governador vai recorrer da decisão no cargo seguindo todos os preceitos legais com os embargos declaratórios, sem que haja qualquer prejuízo a máquina pública.
O governador Chico Rodrigues estranhou a decisão de membros do TRE, haja vista que faltam menos de sessenta dias para o término do mandato, o que pode gerar uma instabilidade na população do Estado.
Ao mesmo tempo, o Governo do Estado tranquiliza o povo de Roraima e deixa claro que vai conduzir todas as suas atividades administrativas de forma absolutamente normal até o final do mandato."
Biografia
Com quase 30 anos de vida política e passagens por seis partidos, Chico Rodrigues (PSB) iniciou a carreira como vereador em Boa Vista (RR), eleito em 1988. Atual governador do Estado — Rodrigues assumiu após a renúncia de José de Anchieta Júnior (PSDB) — o candidato busca a reeleição.
Nascido em Recife em 1951, Rodrigues é formado em engenharia agrônoma pela Universidade Federal de Pernambuco. Em Roraima, foi Secretário de Agricultura no governo de Arídio Magalhães, além de diretor da Escola Agrotécnica de Roraima e coordenador estadual da Comissão de Planejamento Agrícola.
Foi eleito deputado federal em cinco eleições consecutivas: 1991, 1995, 1999, 2003 e 2007 e já foi filiado ao PMDB, PTB, PPB, PFL e Democratas. Como deputado, foi relator do projeto que privatizou a Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica).