Moro autoriza uso da Força Nacional em área indígena do Maranhão
A aldeia dos Guajajara está localizada no município de Jenipapo dos Vieiras, quinhentos quilômetros ao sul da capital São Luís
Brasil|Do R7
O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, autorizou nesta segunda-feira (9) o envio de tropas da Força Nacional para o Maranhão, na região onde dois índios da etnia Guajajara morreram em um atentado a tiros registrado no sábado (7).
Ainda no sábado, o ministro afirmou, no Twitter, que a equipe da Polícia Federal foi enviada ao local para investigar o crime e suas motivações. "Nossa solidariedade às vítimas e aos seus familiares", escreveu.
A aldeia está localizada no município de Jenipapo dos Vieiras, no Maranhão, 500 quilômetros ao sul da capital São Luís.
Leia também
O Ministério da Justiça informa a Força Nacional irá apoiar o trabalho da Fundação Nacional do Índio (Funai) nas ações de segurança pública por 90 dias, a partir de 10 de dezembro. O prazo pode ser prorrogado caso seja necessário.
Não está definido o número de servidores enviados para a operação.
O caso
No início da tarde de sábado, dois índios da etnia guajajara foram baleados às margens da BR-226, no município de Jenipapo dos Vieiras, no Maranhão. Segundo a Funai, os indígenas foram atingidos por tiros disparados por ocupantes de um veículo Celta de cor branca e com vidros espelhados.
Antes, em 1º de novembro, Paulo Paulino Guajajara foi morto em uma emboscada na Terra Indígena Arariboia (MA) quando realizava uma ronda contra invasões.