Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Nomeado para Fundação Palmares é criticado por irmão: 'vergonha'

Filho de escritor considerado ícone do movimento negro, Sérgio de Camargo já afirmou que escravidão foi benéfica e assume posto em meio a polêmica

Brasil|Do R7

Sérgio, novo presidente da Fundação Palmares
Sérgio, novo presidente da Fundação Palmares Sérgio, novo presidente da Fundação Palmares

A nomeação de Sérgio Nascimento de Camargo para o cargo de presidente da Fundação Palmares, órgão do governo federal responsável pelo fomento da cultura afro-brasileira, continua causando polêmica. 

Na noite de quarta-feira (27), o irmão de Sérgio, Wadico Camargo, que é produtor cultural, disse ter vergonha do parente e o chamou de "capitão do mato" nas redes sociais, em referência à figura da história brasileira responsável por capturar escravos fugitivos. O cargo era ocupado por homens livres, muitas vezes negros. 

Tenho vergonha de ser irmão desse capitão do mato. Sérgio Nascimento de Camargo, hoje nomeado presidente da Fundação PALMARES.

Posted by Wadico Camargo on Wednesday, November 27, 2019

Sérgio e Wadico são filhos do escritor Oswaldo de Camargo, considerado um ícone do movimento negro, que ao longo de sua carreira fez diversas publicações com essa temática e participou ativamente da Associação Cultural do Negro.

O irmão de Sérgio, Wadico, também publicou nas redes sociais um abaixo-assinado virtual pedindo uma troca na presidência da Fundação Palmares. "Este senhor é inapto a ocupar o cargo de presidente da Fundação Palmares. Por isso viemos, por meio deste abaixo-assinado, exigir sua substituição imediata por alguém com aptidão a ocupar um cargo de promoção de políticas à população negra", diz a reivindicação.

Publicidade

Nomeação

O novo presidente da Fundação Palmares afirmou em suas redes sociais que o Brasil tem um "racismo nutella" e defendeu a extinção do feriado da Consciência Negra.

Publicidade

Veja também: Procurador do Pará é gravado dando declarações racistas

Sergio Nascimento de Camargo também afirmou que a escravidão foi "benéfica para os descendentes" e atacou personalidades como a ex-vereadora do Rio Marielle Franco e a atriz Taís Araújo.

Publicidade

A nomeação faz parte de uma série promovida pelo novo secretário especial da Cultura, Roberto Alvim, no Diário Oficial da União desta quarta-feira (27).

No Decreto N.º 6,853, de 15 de maio de 2009, que regulamenta a instituição, a Fundação Cultural Palmares "tem por finalidade promover a preservação dos valores culturais, sociais e econômicos decorrentes da influência negra na formação da sociedade brasileira".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.