Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Políticas de inclusão de pessoas com deficiência diminuem desigualdades

Responsável pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com deficiência do estado de São Paulo participa do Estúdio News desta semana

Brasil|Do R7

Célia Leão e Tainá Falcão no Estúdio News
Célia Leão e Tainá Falcão no Estúdio News

A Lei de Inclusão, que traz garantias fundamentais para a equiparação das pessoas com deficiência em relação à sociedade, data de 2005, mas ainda há muitos obstáculos para vencer o preconceito e a invisibilidade desta parcela da população.

Para falar sobre este assunto, o Estúdio News desta quarta-feira (19) recebe a secretária de Estado dos Direitos das Pessoas com Deficiência de São Paulo, Célia Leão.

Cadeirante há quase 40 anos, Célia atua fortemente em prol de políticas públicas que mudem o cenário de desigualdade das pessoas com deficiência. Como deputada estadual, ela foi autora de importantes leis para o setor, tais como a Lei da Acessibilidade, Passe-Livre Intermunicipal e a isenção do IPVA para todos os deficientes paulista.

“Tratar igualmente os desiguais é tratá-los desigualmente. É preciso ter políticas públicas diferentes para poder lidar com as diferenças. Precisa entender que a pessoa com deficiência precisa ter um atendimento diferenciado para poder chegar no mesmo lugar com as mesmas possibilidades”.


A educação é um pilar fundamental para a inclusão. Segundo o INEP, nos últimos 5 anos, mais de 800 mil alunos com deficiência, altas habilidades e transtornos do desenvolvimento foram matriculados nas escolas brasileiras. Em 2018 esse número chegou a mais de 1 milhão de estudantes.

“Existem várias formas de incluir e eu digo que a educação é a primeira, é a base. Criança não discrimina, não tem preconceito. A hora mais fácil de você incluir a pessoa com deficiência na sociedade comum é na hora que ela começa a ir para a escola”.

A Record News é sintonizada pelos canais de TV fechada 55 Vivo TV, 78 Net, 32 Oi TV, 14 Claro, 19 Sky e 134 GVT, além do canal 42.1 em São Paulo e demais canais da TV aberta em todo o Brasil.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.