
Problema foi identificado após atualização de software
DivulgaçãoQuem pretende viajar para os Estados Unidos nos próximos dias pode ter de adiar os planos. O Bureau de Assuntos Consulares do Departamento de Estado norte-americano informa que “está enfrentando problemas técnicos com o seu sistema de passaporte e visto” desde a semana passada.
Por causa do problema, os consulados dos Estados Unidos estão “operando com capacidade reduzida” e a embaixada norte-americana informa que “será assim até que os documentos atrasados sejam processados”.
Segundo nota divulgada pela missão diplomática norte-americana no Brasil, “o problema é mundial e não é de um país, ou documento de cidadania, ou categoria de visto em especial” e não há previsão de regularização do sistema.
A nota termina com a promessa de publicar mais informações no site da missão diplomática assim que possível: “Estamos trabalhando para corrigir o problema e esperamos que o sistema volte a funcionar o mais rápido possível”.
Semanas
Segundo postagem da página de assuntos consulares do Departamento de Estado norte-americano, a capacidade normal de processamento levará “semanas” para ser retomada e, enquanto isso, os vistos de imigrantes serão priorizados, inclusive os de casos de adoção. Viagens de emergência não devem ser prejudicadas.
O problema começou no dia 20 de julho, quando o software do sistema de vistos foi atualizado. Segundo as autoridades norte-americanas, a causa exata do problema do sistema não foi identificada, mas os vistos só voltaram a ser emitidos no dia 23 e, desde então, a emissão segue fora da capacidade normal.