Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Seis mil homens vão atuar no combate a incêndios florestais

Operação Guardiões do Bioma foi uma das ações anunciadas pelo governo para reprimir queimadas e outros crimes ambientais

Brasil|Do R7

Combate a queimadas é uma das prioridades do governo, segundo o ministro Joaquim Leite
Combate a queimadas é uma das prioridades do governo, segundo o ministro Joaquim Leite Combate a queimadas é uma das prioridades do governo, segundo o ministro Joaquim Leite

O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, anunciou nesta terça-feira (31) que 6 mil homens já estão atuando no combate a queimadas no país, como parte da operação Guardiões do Bioma. A força-tarefa vem trabalhando na prevenção, repressão e investigação de casos relacionados a incêndios florestais e outros crimes ambientais, sobretudo nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Goiás.

"Além disso, o presidente Jair Bolsonaro dobrou os recursos para a fiscalização ambiental e já adquirimos diversos equipamentos, como aeronaves remotas e drones, o que vem fortalecendo esse trabalho", disse Leite durante entrevista coletiva para anunciar as ações do governo. Participaram da entrevista os ministros da Casa Civil, Ciro Nogueira, e da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres. 

Caminhão de bombeiro que será usado no Parque Nacional de Brasília
Caminhão de bombeiro que será usado no Parque Nacional de Brasília Caminhão de bombeiro que será usado no Parque Nacional de Brasília

O ministro do Meio Ambiente afirmou, ainda, que recebeu este mês o primeiro de 15 caminhões de bombeiros especialmente desenhados para atuar nos biomas brasileiros. Foram investidos R$ 18 milhões na compra dos veículos. Os caminhões têm capacidade de 7 mil litros e são equipados com tração 4x4, mangotes laterais e bomba extra para operar mata adentro. O primeiro veículo será usado no Parque Nacional de Brasília.

Segundo Leite, o Ministério da Economia também autorizou a contratação de 700 novos funcionários para o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).

O ministro destacou, ainda, que o sistema de monitoramento por satélite da cobertura florestal da Amazônia foi modernizado e agora é possível captar imagens com um metro de resolução e um dia de recorrência. "É uma ação bastante contundente para combater o desmatamento", afirmou.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.