Brasília 7 de Setembro: confira o que abre e o que fecha no DF

7 de Setembro: confira o que abre e o que fecha no DF

Shoppings e lojas de rua vão funcionar normalmente, já trânsito será alterado na Esplanada dos Ministérios

Confira funcionamentos e mudanças em comércios, opções de lazer e trânsito

Confira funcionamentos e mudanças em comércios, opções de lazer e trânsito

Claudio Marques/Futura Press/Estadão Conteúdo - 11.04.21

Brasília será palco de manifestações na Esplanada dos Ministérios durante o feriado de 7 de Setembro. Quem não for participar dos atos, poderá aproveitar a cidade para descanso e lazer. O governador Ibaneis Rocha (MDB) decretou ponto facultativo nesta segunda-feira (6), e os brasilienses têm um dia a mais para aproveitar. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de dias típicos da estiagem no Distrito Federal: com muito calor, termômetros chegando aos 32ºC e tempo seco, com umidade relativa do ar chegando aos 15%. Confira o que abre e fecha durante o feriado.

Comércio

Quem quiser aproveitar o feriado para ir às compras, pode procurar os shoppings e as lojas de rua. Segundo o Sindicato do Comércio Varejista (Sindvarejista), o comércio vai abrir normalmente no fim de semana e no feriado.

Lazer

Brasília oferece opções de lazer para os moradores e visitantes. O Zoológico não para durante o feriado, e segue em funcionamento de 9h às 17h. A entrada dos visitantes é liberada até as 16h. Por conta da pandemia, a lotação máxima do parque é de 2,5 mil pessoas, para evitar aglomerações. O único dia em que o Zoo não abre os portões é na segunda-feira, como já é de praxe.

O Jardim Botânico de Brasília vai seguir um esquema semelhante, e só fica fechado na segunda, como já acontece normalmente. Nos demais dias, a entrada está liberada das 9h às 17h, e o horário limite para entrar é 16h30. Entre 7h30 e 8h50, os ciclistas e pedestres podem acessar o parque de graça.

Nesta terça, a Torre de TV estará fechada, e voltará a funcionar na quarta-feira, das 12h às 17h45. O acesso é por ordem de chegada e só sobem quatro pessoas por vez no elevador.

Transporte

Já o sistema de transporte vai passar por algumas mudanças. No dia da Independência, os coletivos vão seguir a escala de domingo. Já o metrô vai funcionar normalmente nesta segunda-feira (6), das 5h30 às 23h30. Na terça (7), o metrô segue o esquema de domingo, abrindo às 7h e encerrando a operação às 19h.

Trânsito

Nas avenidas do DF, o funcionamento do trânsito opera normalmente até segunda-feira. Mas, nesta terça-feira, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informou que não vai realizar a reversão na Estrutural e na BR-070.

Segurança

No Decreto nº 42.446, em que o governador Ibaneis determina o ponto facultativo no dia 6 de setembro, ficaram de fora da medida os serviços de saúde, vigilância sanitária, fiscalização, limpeza urbana e segurança. Por isso, nessa data as delegacias terão expediente normal. Já  no feriado do dia 7 de Setembro, todas as delegacias funcionarão em regime de plantão.

Saúde

Embora a vacinação contra a covid-19 continue na capital federal, apenas as pessoas elegíveis para tomar a segunda dose devem procurar os postos de saúde. 

As pessoas que quiserem doar sangue no feriado, podem procurar o Hemocentro até esta segunda-feira, pois a unidade de saúde abre normalmente das 7h15 às 18h. Contudo, nesta terça, o local fica fechado, e retoma as atividades na quarta-feira.

Serviços

Alguns serviços na capital também terão o horário de funcionamento alterado. No dia 7 de setembro, todos os restaurantes comunitários ficarão fechados. Os Correios, tão demandados durante a pandemia de covid-19, também param na data do feriado.

Últimas