Abrigos provisórios são instalados no DF para acolher pessoas em situação de rua
Unidades na Asa Sul e no Gama visam proteger a população do frio; previsão é que alojamentos funcionem até segunda-feira (3)
Brasília|Fabíola Souza, do R7, em Brasília
A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) do Distrito Federal instalou alojamentos emergenciais para proteger as pessoas em situação de rua do frio. A ação ocorre em dois locais: Ginásio Bezerrinho (Gama) e na Escola do Parque da Cidade (Proem), na Quadra 909 da Asa Sul. Nesta semana, os termômetros marcaram 8,6°C na quinta-feira (29). Foi a madrugada mais gelada de 2023.
Os abrigos temporários deverão operar até segunda-feira (3). O prazo pode ser prorrogado, caso o frio perdure por mais tempo. A unidade do Proem conta com 100 vagas, e a do Bezerrinho com 40. O horário de funcionamento é de 19h às 7h.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, os alojamentos vão oferecer à população em situação de rua jantar, café da manhã, um kit para higiene pessoal, cobertor e colchonete. "O abrigo provisório vai permanecer enquanto tiver o alerta laranja. As nossas equipes de abordagem social da secretaria vão abordar as pessoas que estão em situação de rua para orientá-las e encaminhá-las, caso haja o interesse", explicou.
A Defesa Civil emitiu um alerta laranja na tarde desta quinta-feira (29), que aponta situação meteorológica perigosa. A ação conta com apoio das secretarias de Governo e de Educação, bem como das administrações regionais do Plano Piloto e do Gama.