Anvisa aprova atualização de vacinas contra a Covid-19 nesta sexta-feira
Vacinas Spikevax e Comirnaty serão atualizadas para a cepa JN.1. seguindo recomendação da OMS
Brasília|Do R7, em Brasília
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou, nesta sexta-feira (22), a atualização das vacinas contra a Covid-19 Spikevax, da empresa Adium, e Comirnaty, da empresa Pfizer. A mudança consiste na alteração da cepa usada como fonte para a produção do antígeno da proteína S (spike) do vírus Sars-CoV-2.
A medida atende a normas recém-publicadas pela agência que abordam a atualização dos imunizantes usados no Brasil.
Veja Mais
A agência prevê que as vacinas usadas contra a Covid-19 sejam periodicamente atualizadas, para conter as cepas recomendadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Os critérios são previstos na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 905/2024 e na Instrução Normativa (IN) 316/2024.
A recomendação de atualização para a cepa JN.1. foi dada pela OMS em 26 de abril deste ano. Atualmente, o Brasil conta com três vacinas monovalentes, aprovadas para prevenção da doença, mas apenas duas solicitaram a atualização para a Agência Nacional.
“Em setembro deste ano, a Anvisa priorizou a análise dos dados e provas apresentados pelas empresas, por se tratar de imunizantes previstos no Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, conforme prevê a RDC 204/2017″, explicou o órgão.
A Anvisa reforça que a indicação de uso das vacinas segue sendo a mesma, ou seja, estão autorizadas para uso em bebês a partir de 6 meses de idade. A dosagem da vacina, no entanto, varia de acordo com a idade do paciente.