Brasília Bolsonaro não comparece à posse de Bruno Dantas para a presidência do TCU

Bolsonaro não comparece à posse de Bruno Dantas para a presidência do TCU

Paulo Guedes e Ciro Nogueira participaram da cerimônia; durante o evento, presidente recebeu a visita do padre Kelmon, no Alvorada

  • Brasília | Plínio Aguiar, do R7, em Brasília

Cerimônia de posse no Tribunal de Contas da União reúne diversas autoridades em Brasília

Cerimônia de posse no Tribunal de Contas da União reúne diversas autoridades em Brasília

Reprodução Youtube TCU / 14.12.2022

presidente Jair Bolsonaro (PL) não compareceu à cerimônia de posse do ministro Bruno Dantas como presidente do Tribunal de Contas da União (TCU). Diversas autoridades estavam presentes no evento, que ocorreu na capital federal, na manhã desta quarta-feira (14).

Ao menos cinco ministros e dois ex-titulares da atual gestão estiveram na posse. São eles: Paulo Guedes (Economia), Ciro Nogueira (Casa Civil), Ronaldo Bento (Cidadania), Marcelo Sampaio (Infraestrutura), Carlos França (Itamaraty), Gilson Machado (ex-Turismo) e Tarcísio de Freitas (ex-Infraestrutura e governador eleito de São Paulo).

O único compromisso de Bolsonaro previsto para esta quarta-feira, segundo a agenda oficial divulgada pelo Palácio do Planalto até a publicação desta reportagem, é uma reunião, das 14h30 às 15h, com o ministro Carlos França. O encontro está previsto para ocorrer no Palácio da Alvorada.

Enquanto a cerimônia de posse ocorria no TCU, o chefe do Executivo recebeu a visita do padre Kelmon (PTB) no Palácio da Alvorada. O petebista foi derrotado no primeiro turno da eleição à Presidência da República e, na segunda etapa, apoiou Bolsonaro. Kelmon deixou a residência oficial sem falar com a imprensa. 

Procurado pela reportagem, o Palácio do Planalto não se manifestou. 

Governo eleito

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) compareceram ao evento, realizado na sede do TCU. Além deles, participaram da cerimônia ao menos dois futuros ministros: Rui Costa (Casa Civil) e Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública). 

O ex-presidente da República José Sarney também marcou presença na posse de Dantas. Assim como diversos ministros do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral, entre eles Alexandre de Moraes, Rosa Weber, Dias Toffoli e Benedito Gonçalves. Os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), também estavam presentes.

Perfil

Aos 44 anos de idade, Dantas é um dos ministros mais jovens a ocupar uma cadeira no TCU. Natural de Salvador (BA), chegou em Brasília aos 19 anos de idade. Na capital federal, ele concluiu a graduação em Direito e iniciou carreira pública como servidor do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) e foi consultor legislativo do Senado por 11 anos.

Desde 2014, integra o quadro de ministros do TCU e atuou em assuntos como as recentes auditorias no processo eleitoral brasileiro. A atuação do ministro foi fundamental para tranquilizar os eleitores e frear a disseminação de fake news sobre o pleito e as urnas eletrônicas.

Últimas