Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Câmara aprova projeto que perdoa dívidas de produtores rurais do Rio Grande do Sul

Proposta também cria uma linha de crédito para catástrofes naturais e regulamenta uma renda mínima para agricultores gaúchos

Brasília|Hellen Leite, do R7, em Brasília


A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (19) o projeto de lei que anistia produtores rurais gaúchos com parcelas de financiamento de custeio agropecuário contratadas que tenham vencimento até dezembro de 2024. A proposta também suspende o pagamento das parcelas de financiamentos de comercialização e investimento rural pelo prazo de dois anos. O texto tramitou em regime de urgência na Casa e ainda vai ser analisado pelo Senado.

A proposta faz parte de um conjunto de projetos de lei apresentados recentemente no Parlamento para ajudar as vítimas das chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul.

Além de perdoar dívidas de produtores rurais, o texto cria uma linha de crédito para catástrofes naturais e regulamenta uma renda mínima para agricultores. A proposta vale para qualquer financiamento contratado em áreas efetivamente atingidas pelos eventos climáticos extremos no estado gaúcho e com estado de calamidade pública ou situação de emergência reconhecida pelo Poder Executivo Federal.

Os parlamentares também acordaram que a remissão e postergação das parcelas estarão condicionadas à apresentação de um laudo técnico comprovando as perdas materiais, assinado por um profissional ou entidade habilitada.


Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.