Brasília Câmara do DF aprova, em 1º turno, projeto que obriga o DF a executar todas as emendas parlamentares

Câmara do DF aprova, em 1º turno, projeto que obriga o DF a executar todas as emendas parlamentares

Proposta de emenda à Lei Orgânica do Distrito Federal tem o objetivo de dar maior independência aos deputados distritais

Deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania)

Deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania)

Reprodução/Câmara dos Deputados

Deputados distritais aprovaram em 1º turno, na sessão desta terça-feira (20), uma proposta de emenda à Lei Orgânica do Distrito Federal que obriga o governo do DF a executar todas as emendas parlamentares. O texto (5/2023) é de autoria da deputada Paula Belmonte (Cidadania).

Conforme explicou a deputada, a emenda "é o instrumento que permite ao parlamentar, na sua respectiva área de competência, realizar alterações no Orçamento Anual do Distrito Federal".

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram

No sistema atual, o governo tem o poder de escolher se vai ou não utilizar a verba repassada pelos distritais em um projeto, exceto, quando a verba é destinada à Educação ou à Saúde, por exemplo.

Ainda de acordo com Belmonte, o projeto dará independência aos parlamentares e garantirá uma maior "impessoalidade" na execução orçamentária anual.

Segundo o texto, "é obrigatória a execução orçamentária e financeira dos programas de trabalho incluídos por emendas individuais dos deputados distritais ao projeto de lei orçamentária anual".

Últimas