Brasília Campanha nacional de multivacinação tem mais de 99 pontos espalhados pelo DF

Campanha nacional de multivacinação tem mais de 99 pontos espalhados pelo DF

Ação oferece imunização contra doenças como hepatite, febre amarela, HPV e Covid-19, entre outras, até o dia 9 de setembro

  • Brasília | Do R7, em Brasília

Campanha de multivacinação vai até o dia 9 de setembro

Campanha de multivacinação vai até o dia 9 de setembro

Agência Saúde-DF

Foi lançada neste sábado (26), no Zoológico de Brasília, a Campanha Nacional de Multivacinação no Distrito Federal. A ação oferece imunização contra doenças como hepatite, meningite, pólio, pneumonia, febre amarela, varicela, HPV, difteria, tétano, Covid-19 e gripe, entre outras, em mais de 99 pontos espalhados pela capital federal, até o dia 9 de setembro.

O objetivo, segundo a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), é ampliar as coberturas vacinais e atualizar a caderneta de vacina de todas as faixas etárias, em especial crianças e adolescentes de até 14 anos. Até o fim da campanha, a SES-DF pretende aplicar mais de 400 mil doses de imunizantes.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram

De acordo com informações da Agência Brasília, a cobertura vacinal no DF registrou repetidas quedas a partir de 2017 e está abaixo da meta estipulada pelo Ministério da Saúde. Com exceção da vacina BCG, contra a tuberculose, todos os imunizantes do calendário infantil estão abaixo da meta de 95% de cobertura para crianças de até 1 ano. O Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) estima que a população do DF tenha, atualmente, 38 mil crianças nessa faixa etária.

Agosto Dourado

Durante o lançamento da campanha de multivacinação, a SES-DF também montou uma sala de amamentação no Zoológico em alusão ao Agosto Dourado, mês de incentivo ao aleitamento materno.

De acordo com a secretaria, Brasília é a única cidade do mundo a ter autossuficiência de leite em unidades neonatal. No primeiro semestre deste ano, as doações recebidas pela rede pública de saúde nutriram quase 8 mil bebês. Mais de 10.990 litros de leite foram coletados, volume que superou em 14% o mesmo período de 2022.

Últimas