Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Decreto com escolha de Jhonatan de Jesus para o TCU é publicado

Indicação de Jonathan foi aprovada pelo Congresso; ele vai ocupar a vaga da ministra Ana Lúcia Arraes, que se aposentou 

Brasília|Carlos Eduardo Bafutto, do R7, em Brasília

Jhonatan Pereira de Jesus foi escolhido ministro do Tribunal de Contas da União (TCU)
Jhonatan Pereira de Jesus foi escolhido ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Jhonatan Pereira de Jesus foi escolhido ministro do Tribunal de Contas da União (TCU)

Foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (9) o decreto legislativo que oficializa a escolha de Jhonatan Pereira de Jesus (Republicanos-RR) para o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). O documento é assinado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Jhonatan vai ocupar a vaga deixada pela ministra Ana Lúcia Arraes de Alencar (PSB-PE), que se aposentou.

O Senado aprovou na quarta-feira, com 72 votos favoráveis, 2 contrários e 1 abstenção, a indicação de Jhonatan. A votação foi destaque da sessão deliberativa que inaugurou os trabalhos legislativos de 2023. Em 2 de fevereiro, a Câmara dos Deputados aprovou a indicação, com 239 votos favoráveis. Ele venceu o ex-deputado Fábio Ramalho (MDB-MG), que teve 174 votos, e a deputada Soraya Santos (PL-RJ), que teve 75.

Filho do senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), Jhonatan foi o candidato a deputado mais votado em Roraima nas eleições de 2022, com 19,8 mil votos. Ele iniciaria seu quarto mandato na Câmara.

Vagas no TCU

As vagas do TCU são distribuídas entre indicações do Senado, da Câmara dos Deputados e da Presidência da República, sendo três para cada. As vagas são preenchidas de forma vinculada, ou seja, a substituição de um ministro cabe ao mesmo ente que o indicou. Jhonatan se juntará aos ministros Bruno Dantas (presidente da corte), Vital do Rêgo (vice-presidente), Walton Alencar RodriguesBenjamin ZymlerAugusto NardesAroldo Cedraz, Jorge Oliveira e Antonio Anastasia

Leia também

A indicação de Jhonatan partiu da liderança do Republicanos na Câmara. Ele teve apoio do MDB, PDT, Podemos, PP, PSB, PSD e União, além das federações PSDB-Cidadania e PT/PCdoB-PV. A vaga na bancada do Republicanos de Roraima no Senado deve ser ocupada pelo primeiro suplente, o vereador de Boa Vista Gabriel Mota (PRB). 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.