Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília
Publicidade

Defesa de Chiquinho Brazão pede ao Conselho de Ética suspensão do processo de cassação

Para advogados do deputado, processo na Câmara só deve ser retomado quando o STF analisar a denúncia oferecida pela PGR

Brasília|Hariane Bittencourt, da RECORD

Chiquinho Brazão é suspeito de mandar matar Marielle Agência Brasil / Arquivo

A defesa do deputado federal Chiquinho Brazão (sem partido-RJ) pediu ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados que suspenda o processo aberto contra ele por suposta quebra de decoro parlamentar. O pedido foi protocolado na noite desta segunda-feira (10). Caso avance na casa, o processo aberto em abril pode cassar o mandato do parlamentar, preso desde março. Chiquinho e o irmão, Domingos Brazão, são suspeitos de terem sido os mandantes do assassinato da ex-vereadora Marielle Franco. O crime, ocorrido em 14 de março de 2018, no centro do Rio de Janeiro, matou também o então motorista dela, Anderson Gomes.

Leia também

No documento enviado à deputada Jack Rocha (PT-ES), relatora do processo, os advogados do deputado solicitam ao Conselho de Ética a suspensão do procedimento até que o STF (Supremo Tribunal Federal) analise a denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da República).

A defesa alega também que a denúncia oferecida pela PGR “evidencia que a investigação do caso perdeu a capacidade de visão periférica” e que “atribuir a Chiquinho Brazão o mando do homicídio de Marielle e do motorista Anderson Gomes é uma acusação que pode se tornar um dos maiores erros de julgamento da história recente do Brasil”.

Ainda no pedido, a defesa do parlamentar sustenta que o ex-policial militar Ronnie Lessa “mentiu e se contradisse várias vezes”. Preso desde 2019, Lessa fechou um acordo de delação premiada com a Polícia Federal e o sigilo da delação foi retirado, na última semana, pelo ministro Alexandre de Moraes.

Agora, a expectativa é pela manifestação da relatora do caso na Câmara, considerando que, após o aval do Conselho de Ética, Jack Rocha se prepara para apresentar detalhes dos próximos passos do processo, como a relação de provas e depoimentos a serem colhidos nas próximas semanas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.