DF: Hemocentro tem estoques baixos e queda de 13% nas doações
Estoque dos tipos sanguíneos O+ e B- estão nos níveis mais críticos. Shopping oferece transporte gratuito de doadores
Brasília|Alan Rios, do R7, em Brasília
A Fundação Hemocentro de Brasília está com baixo estoque de bolsas de sangue. Neste mês de outubro, a organização vem registrando uma queda de 13% de doações em relação ao número diário de setembro. Por isso, o projeto que oferece transporte gratuito para doadores em Taguatinga foi prorrogado.
Atualmente, os estoques mais baixos são dos tipos sanguíneos O+ e B-. A situação está regular, ou seja, ainda abaixo do adequado, para quatro tipos: O-, AB-, A+ e A-. Os interessados em doar sangue contam com duas opções de transporte até o banco de doação.
Há um ônibus que leva brasilienses do Taguatinga Shopping até o Hemocentro, às terças e quintas-feiras, saindo às 9h e 13h, até 30 de outubro. Também há uma linha fixa que faz o percurso saindo da Rodoviária do Plano Piloto, a cada uma hora, entre 8h30 e 16h30, de segunda a sexta-feira.
“A doação de sangue é importante para garantir o atendimento a diversos tipos de pacientes que estão na rede pública de saúde, principalmente aqueles que passaram por transplantes, que estão em tratamento de algum tipo de câncer ou que possuem anemias crônicas e precisam de transfusões regulares”, explica a chefe da Seção do Ciclo do Doador do Hemocentro, Anne Ferreira.
Em setembro, o Hemocentro registou uma média de 168 doações por dia. Porém, o índice em outubro não passou de 148 bolsas coletadas, até o momento. Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável.
Para quem passou por cirurgia, exame endoscópico ou adoeceu recentemente, a recomendação é consultar o site do Hemocentro para saber se está apto a doar. O agendamento da doação individual pode ser feito pelo site agenda.df.gov.br ou pelos telefones 160 opção 2, ou 0800 644 0160.
Quem se vacinou contra a Covid-19 recentemente deve ficar atento ao período da imunização para doar sangue. A Coronavac (Sinovac/Butantan) impede a doação de sangue por dois dias após cada dose. Já as vacinas de Oxford (AstraZeneca/Fiocruz), Pfizer/BioNTech e Janssen impedem a doação por sete dias após cada dose.