Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília
Publicidade

Dino rejeita pedido de liberdade de Filipe Martins, ex-assessor de Bolsonaro

A negativa se deu por motivos processuais já fixados por entendimento da Corte

Brasília|Gabriela Coelho, do R7, em BrasíliaOpens in new window


Filipe Martins ex-assessor de Bolsonaro
Filipe Martins ex-assessor de Bolsonaro Reprodução Redes Sociais

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou pedido feito pela defesa de Filipe Martins, ex-assessor para Assuntos Internacionais do ex-presidente Jair Bolsonaro, pela liberdade do ex-assessor. A defesa questionava decisão do ministro Alexandre de Moraes que manteve a prisão preventiva dele. A decisão está sob sigilo. A negativa se deu por motivos processuais.

Leia Mais

Martins foi preso durante operação da Polícia Federal que apura a participação de pessoas na tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado democrático de Direito, com o objetivo de obter vantagem política com a manutenção do ex-chefe do Executivo no poder.

O ex-assessor ficou conhecido pelo gesto racista que fez durante sessão no Senado Federal, em 2021. Na ocasião, o então ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, explicava as ações da pasta em relação à aquisição de vacinas contra a Covid-19.

Na decisão, de acordo com o STF, Dino disse que, “de acordo com a jurisprudência do Supremo, é inviável habeas corpus contra decisões de ministro ou de órgão colegiado do Tribunal, inclusive quando proferidas em procedimentos penais de competência originária do Supremo”.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.