Dólar tem leve queda e fecha o dia a R$ 6,10
Queda ocorre em meio a espera do mercado financeiro para serem discutidas novas medidas de corte de gastos pelo governo
Economia|Do R7, com informações do Estadão Conteúdo
O dólar fechou esta terça-feira (7) em leve queda em comparação ao real, sendo cotado a R$ 6,10. A queda ocorre em meio a espera do mercado financeiro para serem discutidas novas medidas de corte de gastos pelo governo, após o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, descartar mudanças no IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) para conter o avanço do dólar e dizer que a prioridade é a votação do Orçamento de 2025 até fevereiro.
Veja mais
Nesta segunda-feira (6), o ministro também afirmou que não tem sido cogitado alterar o regime cambial brasileiro para segurar a escalada da moeda norte-americana. O IOF é cobrado pelo uso do cartão de crédito em compras internacionais (inclusive digitais), no cheque especial, em empréstimos, no resgate de valores mobiliários, em seguros e na compra e venda de moedas estrangeiras.
O IOF nas compras internacionais feitas com cartão de crédito está menor desde quinta-feira (2). A redução decorre de um decreto do ex-presidente Jair Bolsonaro de 2022, que determinou a extinção gradual da alíquota até 2028.
No cenário exterior, a queda do dólar está relacionada pela alta leve dos juros dos Treasuries. Além disso, a repercussão de comentários do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, teve influência nos mercados. Nesta segunda, Trump negou que as tarifas de importação prometidas por ele serão mais limitadas do que se previa.
Ainda nos Estados Unidos, o mercado vê um cenário mais conservador para o processo de relaxamento monetário do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), depois que dois dados sugeriram resiliência da economia dos EUA.