Brasília Em isolamento, Bolsonaro faz teste de Covid no Alvorada

Em isolamento, Bolsonaro faz teste de Covid no Alvorada

Presidente cumpre agenda de compromissos por videoconferência desde que Queiroga ficou com Covid

  • Brasília | Maurício Ferro, do R7, em Brasília, e Natalie Machado Bueno, da Record TV

Presidente está em isolamento após resultado positivo do exame do ministro Marcelo Queiroga

Presidente está em isolamento após resultado positivo do exame do ministro Marcelo Queiroga

Michael M. Santiago / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP - 20.09.2021

O presidente Jair Bolsonaro fez um teste do tipo RT-PCR para saber se está ou não com Covid. O exame teria sido realizado na quarta-feira (22) e o resultado é aguardado para esta quinta-feira (23). No momento, Bolsonaro está em isolamento social no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência, após o ministro Marcelo Queiroga (Saúde) pegar Covid. O presidente está bem e sem sintomas, segundo fontes próximas ao mandatário. Ele tem despachado pelo celular. 

Por recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), cerca de 50 pessoas que tiveram contato direto ou indireto com Queiroga precisarão ficar isoladas por 5 dias.

No caso de Bolsonaro, o isolamento deveria ocorrer, segundo a orientação da Anvisa, até a noite de sábado (25). Então, seria feito um novo teste PCR para confirmar se está ou não com a doença.

Caso esse último exame desse negativo, o presidente poderia voltar às atividades normais, com compromissos presenciais.

Nova York

Queiroga teve o diagnóstico positivo de covid-19 ao fim da passagem da comitiva brasileira por Nova York para a Assembleia-Geral da ONU. O teste detectou o vírus em exame feito antes do retorno ao país. O ministro continua nos Estados Unidos. Cerca de 50 pessoas tiveram de ser isoladas após a confirmação, entre elas, o presidente. 

A mesma medida vale para as outras pessoas do governo que ficaram em isolamento. É o que ocorre, por exemplo, com o ministro Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

O R7 apurou que o exame de outros membros da comitiva deve ser feito no fim de semana. O ministro da Justiça, Anderson Torres, por exemplo, não foi testado ainda. Ele estava no grupo que foi a Nova York com o presidente. 

Nesta quinta-feira (23), Bolsonaro participou on-line da cerimônia de recondução do procurador-geral da República, Augusto Aras, ao cargo. O evento não constava na agenda oficial.

Últimas