Escolas do DF oferecem palestras e peças teatrais para conscientizar sobre combate à dengue
Instituições de ensino podem se inscrever em formulário online para receber projeto; DF registra 100 mil casos de dengue
Brasília|Edis Henrique Peres, do R7, em Brasília

A Secretaria de Educação do Distrito Federal lançou nesta semana o projeto Com Dengue Não Dá, que vai oferecer para a comunidade escolar peças de teatro e palestras sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti. O evento será adaptado conforme a idade da turma de alunos, com possibilidade de números interativos, teatro de fantoches e conversas com os estudantes. O DF registrou 100 mil casos prováveis de dengue, 55 mortes e outras 82 ainda em investigação em menos de dois meses, segundo a Secretaria de Saúde.
A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, afirma que é essencial o envolvimento da comunidade escolar como um todo para que os alunos se informem sobre a dengue. “Os estudantes serão os agentes-mirins em suas residências para informarem aos pais para terem um ambiente seguro contra o Aedes aegypti”, afirma.
A pasta elaborou diversas ações de orientações pedagógicas sobre o tema para serem divulgadas logo no início do ano letivo e de forma permanente nas unidades escolares. As orientações serão apresentadas por meio de boletim informativo, panfletos distribuídos nas escolas no início do ano letivo e vídeos informativos.
Como participar
As unidades escolares interessadas em receber a ação Com a Dengue Não Dá podem se inscrever por meio de formulário online.
Mobilização nacional
Os ministérios da Saúde e da Educação lançaram uma mobilização nacional contra a dengue nas escolas neste mês. A iniciativa pretende atingir 25 milhões de estudantes em mais de 100 mil instituições públicas de ensino e prevê 20 semanas de atividades e engajamento na rede de ensino do país.
Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, as duas pastas ofertam semanalmente na rede do MEC uma trilha de ações para os professores e diretores das escolas. "Eles poderão realizar gincanas, atividades escolares, palestras e apresentações. A gente vai poder envolver toda a comunidade da escola, e somente com essa união que poderemos vencer esse grande mal que tem matado brasileiros."