Brasília Estudante de Goiás com síndrome de Down é o primeiro conselheiro com deficiência do Unicef

Estudante de Goiás com síndrome de Down é o primeiro conselheiro com deficiência do Unicef

João Vitor de Paiva Bittencourt de 22 anos trabalha na defesa dos direitos das pessoas com deficiência e contra o capacitismo 

  • Brasília | Do R7, em Brasília

João Vitor será conselheiro do Unicef

João Vitor será conselheiro do Unicef

Material cedido/ arquivo

Um estudante de Educação Física de Goiânia foi escolhido para ser o primeiro conselheiro jovem com deficiência do Unicef no Brasil. João Vitor de Paiva Bittencourt, de 22 anos, é um influenciador digital com síndrome de Down e trabalha na defesa dos direitos das pessoas com deficiência, contra o preconceito e o capacitismo. Além dele, outros oito conselheiros também foram escolhidos.

Na última semana, João Vitor também recebeu uma homenagem na Câmara dos Deputados pelo Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Proposta pelo deputado Carlos Duarte (PSB-MA), a homenagem foi feita pelo compromisso do influencer com a promoção da inclusão, igualdade e dignidade das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram

“A síndrome de Down não me limita nem me define. Luto pelos direitos das pessoas com deficiência, pela inclusão social plena e contra o capacitismo”, disse o jovem  em seu perfil dedicado aos conselheiros no site do Unicef.

Segundo o Unicef, o Conselho Consultivo de Adolescentes e Jovens busca promover o diálogo direto com a juventude, além de atuar no apoio de “reflexões e desenhos de estratégias e ações institucionais”.

“O grupo é composto de jovens com engajamento nas ações do Unicef Brasil ou em outras organizações e coletivos, e é representativo da diversidade de identidades, territórios e questões que envolvem adolescentes em situação de vulnerabilidade em todo o país”, informou o Unicef.

Últimas