Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Estudante do DF cria equipamento para ajudar pessoas com deficiência locomotora

Exoesqueleto auxilia os movimentos de pessoas com deficiência nos membros inferiores; projeto foi o TCC do estudante

Brasília|Karla Beatryz*, do R7, em Brasília

Matheus Soares Nascimento usando o exoesqueleto criado por ele
Matheus Soares Nascimento usando o exoesqueleto criado por ele Matheus Soares Nascimento usando o exoesqueleto criado por ele

Um universitário do Distrito Federal criou um exoesqueleto para auxiliar a mobilidade de pessoas com deficiência nos membros inferiores. O projeto do aluno do Centro Universitário de Brasília (CEUB) Matheus Soares Nascimento nasceu como trabalho de conclusão do curso de engenharia elétrica.

O aparelho, que promete ser de baixo custo, é capaz de suportar o equivalente aos membros inferiores de uma pessoa de até 76kg e 1,80m. O exoesqueleto auxilia os deficientes a simular a marcha humana, minimizando as limitações secundárias. Matheus foi orientado pelo professor Hudson Capanema Zaidan.

De acordo com o universitário, de 22 anos, o aparelho contribui na acessibilidade de locais, melhorando a qualidade de vida das pessoas com dificuldades locomotoras. Para Matheus, o intuito do projeto é sanar uma parcela das dificuldades que essas pessoas enfrentam, proporcionando mais qualidade de vida.

O universitário explica que o exoesqueleto ortopédico fornece sustentação e simula os movimentos das pernas por meio dos motores presentes nas articulações do quadril e joelho. "Existe um controle digital independente para cada articulação", explica.

Publicidade

Após levar o projeto como TCC, Matheus passou a desenvolver uma nova versão do equipamento, para conciliar conforto e funcionalidade para os futuros usuários.

 Leia também: Motorista com sinais de embriaguez atropela três ciclistas no DF e tenta fugir

Publicidade

Segundo a assessoria do CEUB, a próxima etapa do projeto é buscar parcerias para iniciar os testes em humanos. Para o professor e doutor em ciências mecânicas Tiago Leite, o projeto é um grande passo na batalha de inclusão dentro da ciência, trazendo a possibilidade de transformar os conhecimentos adquiridos no curso.

*Estagiária sob supervisão de Fasto Carneiro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.