Brasília Fóssil de dinossauro contrabandeado para a Alemanha é devolvido ao Brasil

Fóssil de dinossauro contrabandeado para a Alemanha é devolvido ao Brasil

O fóssil do Ubirajara jubatus foi retirado ilegalmente do país de uma região entre os estados do Ceará, Pernambuco e Piauí

  • Brasília | Do R7, em Brasília

Fóssil do dinossauro Ubirajara jubatus

Fóssil do dinossauro Ubirajara jubatus

Divulgação/Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

O fóssil do dinossauro Ubirajara jubatus, contrabandeado para a Alemanha nos anos 1990, retornou ao Brasil neste domingo (4) e ficará em Brasília até a cerimônia de repatriação, na próxima segunda-feira (12). Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o fóssil, que foi localizado em uma região entre os estados do Ceará, Pernambuco e Piauí, fará parte do acervo do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, em Santana do Cariri (CE).   

O pedido de devolução do fóssil ao Brasil ocorreu após a comunidade científica brasileira questionar uma possível exportação ilegal de peças. O fóssil, que é do tamanho de uma galinha e está revestido de penas, estava no Museu Estadual de História Natural Karlsruhe, na Alemanha.

Ainda de acordo com a pasta, o Ubirajara jubatus viveu há 110 milhões de anos, na região da Bacia do Araripe, no interior do Ceará, e foi retirado ilegalmente após ser descoberto por pesquisadores estrangeiros no manancial paleontológico.

Laboratório da UnB recebe fósseis recuperados de contrabando

Fósseis encontrados em solo brasileiro e recuperados após terem sido levados para coleções particulares, leilões e museus no exterior são entregues ao Laboratório de Paleontologia do campus de Planaltina da Universidade de Brasília (UnB).

Entre as peças estão pedaços de vegetação antiga fossilizada e 13 exemplares de mesossauros, lagartos que viveram há 280 milhões de anos, num período anterior ao dos dinossauros (leia mais aqui)

Últimas