Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Grupo de trabalho do GDF para tratar de fumaça de queimadas se reúne pela 1ª vez nesta terça

Governo local criou a comissão nesta segunda para tratar da qualidade do ar da capital

Brasília|Giovanna Inoue, do R7, em Brasília


Fumaça apareceu no céu do DF no domingo Anderson Parreira/Agência Brasília - 26.08.2024

O grupo de trabalho criado nesta segunda-feira (26) pelo Governo do Distrito Federal para elaborar planos de ação para episódios críticos de poluição do ar no DF vai se reunir pela primeira vez nesta terça-feira (27), pela manhã. O grupo foi criado pelo governo local em função da densa fumaça que encobriu o céu de Brasília. O fenômeno foi provocado por queimadas florestais no DF e em outros estados.

LEIA TAMBÉM

O grupo vai ser formado, inicialmente, por membros de 17 órgãos e entidades e vai ser coordenado pelo Ibram (Instituto Brasília Ambiental).

A comissão tem um prazo de 90 dias, que podem ser prorrogados por mais 90, para elaborar propostas para a melhoria da qualidade do ar em situações pontuais. O decreto que cria o grupo foi publicado em edição extra do DODF (Diário Oficial do DF) na tarde desta segunda.

O secretário do Meio Ambiente, Gutemberg Gomes, afirma que o Distrito Federal passa por uma “situação inusitada”, e que o grupo vai pensar em estratégias para reverter o cenário.


Segundo o presidente do Ibram, Rôney Nemer, a fumaça que cobre o céu de Brasília desde domingo (25) deve começar a se dissipar a partir das 12h desta terça-feira. O instituto afirma que a qualidade do ar melhorou, mas que ainda não é a ideal.

“A esperança maior é, pelo que nos disseram os meteorologistas, que a partir de amanhã, de meio-dia para a tarde, a coisa vai começar a melhorar mais ainda. A qualidade do ar que ontem [domingo] à noite era ruim, neste momento, está um pouco menos que ruim. Ainda não está boa, mas já melhorou bastante”, destacou Nemer.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.