Lula recebe atletas olímpicos de Paris-2024 e cobra patrocínio de empresas públicas
Brasil conquistou 20 medalhas em 11 modalidades nos últimos Jogos Olímpicos
Brasília|Ana Isabel Mansur, do R7, em Brasília
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta segunda-feira (26) no Palácio do Planalto 35 atletas que participaram dos Jogos Olímpicos de Paris-2024, encerrados em 11 de agosto. O Brasil teve o segundo melhor desempenho da história nesta edição, com 20 medalhas em 11 modalidades — em Tóquio-2020, foram 21 medalhas. Entre os 11 medalhistas do grupo que se encontrou com Lula, estavam a judoca Bia Souza, que conquistou o primeiro ouro brasileiro em Paris, e Caio Bonfim, vencedor da prata na marcha atlética (veja abaixo a lista completa dos atletas).
LEIA MAIS
Na capital francesa, o Brasil ganhou três ouros, sete pratas e 10 bronzes. Todos os medalhistas de Paris-2024 são beneficiários do Bolsa Atleta ou já participaram do programa, que paga entre R$ 410 (base) e R$ 16.600 (pódio) a cerca de 9 mil atletas. A iniciativa, criada em 2004, recebeu reajuste de 10,86% em julho, poucos dias antes das Olimpíadas.
Ao elogiar a atuação nos Jogos Olímpicos, o presidente cobrou mais apoio ao esporte, inclusive de empresas públicas. “Essa é uma coisa que nós vamos fazer levantamento também, nas empresas públicas brasileiras, quantas delas têm patrocínio para os nossos atletas olímpicos, porque é muito fácil querer patrocinar um time que é campeão, quero ver patrocinar um menino ou menina da periferia deste país que quer praticar esporte”, criticou Lula.
O petista também lamentou a falta de incentivo e de visibilidade. “Quando o atleta está iniciando, nem vendedor de calango quer fazer publicidade dele, ninguém dá a menor importância. Agora vocês vão ver, como vocês ganharam medalha, como vocês vão ser mais chamados para conversar, para fazer publicidade, vai ter alguém que vai dar patrocínio”, completou.
Atletas recebidos por Lula no Palácio do Planalto
1. Abner Teixeira: boxe
2. Ana Sátila: canoagem
3. Arthur Nory: ginástica
4. Augusto Akio, o Japinha: skate
5. Barbara Domingos: ginástica ritmica
6. Beatriz Cunha Tavares: remo
7. Beatriz Souza: judô
8. Bruno Lobo: vela
9. Caio Bonfim: atletismo
10. Edival Pontes “Netinho”: taekwondo
11. Gabriela Lima: rugby
12. Gabrielle Roncatto: desportos aquáticos
13. Geovana Meyer: tiro esportivo
14. Giulia Penalber: wrestling
15. Guilherme Schimidit: judô
16. Julia das Neves Botega Soares: ginástica artística
17. Katleyn Quadros: judô
18. Laura Amaro: levantamento de peso
19. Lucas Verthein Ferreira: remo
20. Macris Fernanda Silva Carneiro: vôlei
21. Marcos D’Almeida: tiro com arco
22. Marina Arndt: vela
23. Michel Augusto: judô
24. Natasha Ferreira: judô
25. Philipe Chauteubrian Freitas: tiro esportivo
26. Rafael Silva: judô
27. Raicca Ventura: skate
28. Stephan Barcha: hipismo
29. Taina Suelen Borges de Oliveira: futebol
30. Tainara Santos: vôlei
31. Thalia Silva: rugby
32. Valdileia Martins: atletismo
33. Willian Lima: judô
34. Yasmin Assis Ribeiro: futebol
35. Ygor Coelho: badminton
Programa de incentivo
O Bolsa Atleta é considerado um dos maiores programas do mundo de patrocínio direto a desportistas. A iniciativa procura garantir condições mínimas de preparação esportiva a atletas brasileiros a partir dos 14 anos.
O objetivo é que os bolsistas de alto desempenho se dediquem, com exclusividade e tranquilidade, ao treinamento e a competições locais, sul-americanas, pan-americanas, mundiais, olímpicas e paralímpicas.
A principal categoria do programa abarca os atletas de alto rendimento, que se posicionam entre os 20 primeiros do ranking mundial da modalidade praticada ou de uma prova específica, e que atendam aos critérios estabelecidos pela legislação.