Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Morre anta resgatada em incêndio do Parque Nacional de Brasília

Animal foi encontrado com queimaduras nas patas, passou por tratamento, mas não resistiu

Brasília|Do R7, em Brasília

Anta estava em tratamento intensivo no Zoo de Brasília Reprodução/Record Brasília

O Zoológico de Brasília comunicou nesta quarta-feira (23) o falecimento de uma das antas resgatadas do incêndio que atingiu o Parque Nacional de Brasília, em setembro. O animal foi encontrado com queimaduras severas nas quatro patas, desnutrido e com sinais de inalação de fumaça. Durante o tratamento, o bicho chegou a apresentar uma melhora significativa, mas acabou não resistindo e morreu na última sexta-feira (18).

Leia mais

Em nota, o instituto lamentou a perda do animal e alertou sobre as ameaças que a biodiversidade enfrenta todos os dias.

“É com grande tristeza que o Zoológico de Brasília informa sobre o óbito do jovem macho de anta, resgatado das queimadas no Parque Nacional. O jovem chegou ao Zoológico, no dia 18 de setembro, com um quadro grave de desnutrição, sinais de inalação de fumaça e queimaduras severas nas quatro patas”, informou o texto.

“A redução e a fragmentação do Cerrado, as colisões veiculares e, no caso deste jovem, as queimadas que devastaram o Distrito Federal, mostram o tamanho da nossa responsabilidade e reforçam a importância de continuarmos firmes na nossa missão de proteger e cuidar da nossa fauna”, destacou o zoo.


O resgate do animal aconteceu em 18 de setembro e chegou a comover os brasilienses em redes sociais. Segundo o zoo, a equipe estava esperançosa pelo sucesso da recuperação das queimaduras.

“Aos poucos, a equipe observou uma melhora significativa no estado geral e reversão do quadro de desnutrição. Ela se alimentava muito bem de folhas colhidas todos os dias, legumes e frutas, e bebia bastante água”, lembrou o zoológico.


“Mas, apesar de todo esforço e cuidado, o jovem macho não resistiu, sua trajetória foi encerrada de forma precoce no dia 18 de outubro, e agora a equipe aguarda o resultado da necropsia, realizada na Universidade de Brasília”, acrescentou o instituto.

O Zoológico também informou que cuida da recuperação de outros animais resgatados dos incêndios. Entre eles, dois tamanduás-bandeiras e um urubu, que já está quase apto para ser solto na mata.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.