Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Produção de morango movimenta R$ 50 milhões por ano no Distrito Federal

Expectativa para 2023 é que a colheita aumente 7,4% em relação à do ano passado, quando 6.517 toneladas da fruta foram produzidas

Brasília|Giovana Cardoso, do R7, em Brasília

Temporada de morango impulsiona economia no DF
Temporada de morango impulsiona economia no DF Temporada de morango impulsiona economia no DF

Responsável por quase 90% da produção de morangos do Distrito Federal, a região administrativa de Brazlândia ultrapassou 5 toneladas de frutos produzidos no ano passado. Com uma área de 50 hectares plantados e mais de 450 agricultores, a produção da fruta chegou a movimentar R$ 50 milhões na economia da capital, segundo dados da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF). A expectativa é que 7.000 toneladas de morango sejam colhidas neste ano em todo o DF, um aumento de 7,4% em relação a 2022 — quando 6.517 toneladas foram produzidas.

Altitude e variação térmica são os principais fatores que contribuem para o desenvolvimento da fruta em Brazlândia, segundo a Emater-DF. O fim de agosto e o início de setembro são períodos que marcam a produção da fruta, época em que também acontece a Festa do Morango, que terá a 27ª edição neste ano. Com opções de doces, geléias, tortas, pães, cucas e a fruta in natura, a feira busca estimular e aumentar a renda do produtor local.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

Publicidade

Santa Catarina, Espírito Santo e Rio Grande do Sul são os estados que mais produzem morango no país. Apenas no ano passado, o Brasil foi responsável por 197 toneladas da fruta. Dados obtidos pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) mostram o país em nono lugar no ranking mundial, ficando atrás de nações como Estados Unidos, Turquia e China.

Produtividade no DF

Levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) certificou que a produtividade do Distrito Federal é a maior entre as regiões do Centro-Oeste. Isso significa que a capital federal produz mais com menos terra cultivável. Com uma média de 4.739 kg/hectare, o DF ultrapassa estados como Goiás e Mato Grosso, por exemplo, que marcaram 4.454 e 4.693 kg/hectare na safra de 2022/2023.

Além do morango, entre as produções que se destacam no DF estão as de cana-de-açúcar, batata-inglesa, cebola e limão.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.