Projeto leva agricultoras para passeio turístico em Brasília
Produtoras rurais de baixa renda de Brazlândia conhecerão pontos turísticos da capital neste sábado; ação foi criada pela Conafer
Brasília|Do R7, em Brasília
Produtoras rurais de baixa renda de Brazlândia, no Distrito Federal, farão um passeio pelos principais pontos turísticos de Brasília neste sábado (25). A ação faz parte da primeira edição de um projeto desenvolvido pela Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer) e voltado para mulheres agricultoras do DF que não têm acesso à cultura da cidade.
Segundo a entidade, o projeto será mensal e vai passar por diversas regiões rurais do DF. No evento deste sábado, um grupo de cerca de 30 mulheres vai fazer um tour pelo centro da capital federal a partir das 8h.
A ação será realizada em parceria com empresas e órgãos do Governo do Distrito Federal, como a Secretaria de Turismo, que vai conceder ônibus para ida e volta na companhia de um guia turístico.
Durante o trajeto, as mulheres vão almoçar no restaurante universitário da UnB. O passeio inclui ainda uma introdução de capacitação de empreendedorismo voltado ao turismo rural.
De acordo com a Conafer, a seleção será feita pela Secretaria da Mulher, com proridade para mulheres mais idosas e de renda mais baixa de regiões rurais do DF. O trajeto inclui o Museu Vivo da Memória Candanga, Igreja Nossa Senhora de Fátima, Catedral Metropolitana, Ermida Dom Bosco e Praça dos Três Poderes.
Leia também: Programação do fim de semana tem shows, exposições e mostra de cinema no DF
Segundo a Secretaria de Turismo, a ação é realizada para contribuir com o avanço das conquistas das mulheres rurais do DF e Entorno, por meio do reconhecimento da cultura da capital do país.
O secretário da pasta, Cristiano Araújo, conta que o turismo deve ser acessível para todos. Na avaliação dele, o projeto cria oportunidades para as mulheres conhecerem Brasília em uma experiência completa. “Esse é o início de um trabalho integrado, uma ação do governo que agrega diversos setores com o intuito de atender a sociedade, tornando Brasília cada vez mais acessível”, afirmou.