Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

PSDB e Cidadania se reúnem para decidir rumos da federação no DF

Resolução proposta pelo presidente nacional do PSDB, Bruno Cavalcanti, tem que ser votada, mas o partido tem maioria

Brasília|Luiz Calcagno, do R7, em Brasília

Novo modelo de urna eletrônica, mais seguro e moderno, será usado nas eleições de 2022
Novo modelo de urna eletrônica, mais seguro e moderno, será usado nas eleições de 2022

O presidente nacional do PSDB, Bruno Cavalcanti, divulgou nesta quarta-feira (22) uma resolução da executiva nacional do partido que propõe que o senador Izalci (PSDB-DF) seja coordenador da federação com o Cidadania no DF. A reunião do colegiado nacional que vai definir os rumos da federação na capital acontecerá em 7 de julho.

As federações partidárias são formadas por partidos que têm afinidade programática e duram pelo menos os quatro anos do mandato. O mecanismo é diferente das coligações, em que os partidos se alinham sem garantia de permanência do bloco. No caso das federações, as formações criadas permanecem após as eleições. 

A proposta ainda terá que ser votada pelo colegiado nacional da federação. O grupo tem 19 membros, sendo 15 do PSDB e quatro do Cidadania. Segundo apoiadores de Izalci, o senador tem apoio de todos os integrantes do partido no colegiado. Na prática, a resolução extingue o colegiado local da federação PSDB-Cidadania antes mesmo de sua criação.

Leia também

Como coordenador, Izalci terá poder para tomar as decisões no Distrito Federal. Ele poderá, por exemplo, conduzir as negociações sobre a chapa majoritária do grupo no DF e negociar coligações sem aprovação dos demais membros.


Disputa local

O PSDB divulgou a resolução depois que a deputada federal Paula Belmonte (Cidadania-DF) anunciou que poderia ser candidata a vice-governadora do DF em uma chapa com o senador Reguffe (União Brasil-DF). Reguffe ainda não anunciou formalmente sua pré-candidatura ao Buriti.

Na resolução, o presidente do PSDB disse estar considerando “a falta de entendimento entre as lideranças políticas do PSDB e do Cidadania em relação à definição das candidaturas majoritárias no Distrito Federal nas eleições”.

Procurada pela reportagem, Belmonte disse que, diferente do cenário nacional, o Cidadania tem 70% do colegiado da federação no DF. Ela ainda conta com a possibilidade de uma convenção com poder de voto para neutralizar Izalci. Porém, a nomeação de um coordenador em vez do estabelecimento de um colegiado local está prevista no estatuto da federação.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.