Renan Filho acompanha trabalhos após desabamento de ponte que liga TO ao MA
Acidente resultou em uma morte, uma vítima hospitalizada e 16 desaparecidos; diretor-geral do DNIT e governadores também acompanham vistoria
Brasília|Rafaela Soares, do R7, em Brasília
O ministro dos Transportes, Renan Filho, e o diretor-geral do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Fabrício Galvão, vão acompanhar os trabalhos de busca e apuração do desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO). O acidente desse domingo (22) resultou em uma morte, uma vítima hospitalizada e 16 desaparecidos. Os governadores do Maranhão, Carlos Brandão, e de Tocantins, Wanderley Barbosa, também participam da visita.
Veja mais
Segundo a PRF (Polícia Rodoviária Federal), pelo menos oito veículos caíram no rio: quatro caminhões, dois automóveis e duas motocicletas. Equipes de resgate retiraram duas pessoas das águas: um homem de 36 anos, com ferimentos, e uma mulher de 25 anos, sem vida. As buscas seguem em andamento.
“Vamos vistoriar a ponte sobre o Rio Tocantins que caiu ontem na BR-226/MA, apurar as responsabilidades sobre o ocorrido, tomar as medidas cabíveis para o momento e já começar os trabalhos para recuperar essa conexão importante entre os dois estados”, afirmou o titular da pasta pouco antes de embarcar no voo.
No dia do acidente, o ministro usou as redes sociais para afirmar que o caso já estava sendo analisado. “Equipes da autarquia estão se deslocando para o local visando avaliar a situação, apurar as possíveis causas e tomar as medidas necessárias”, declarou o ministro.
Rotas alternativas
- Equipes da PRF e demais órgãos competentes estão no local avaliando a situação e prestando os atendimentos necessários. Por isso, os motoristas que forma passar pela região são orientados a utilizarem rotas alternativas. Veja a seguir as orientações completas:
Sentido Belém/Brasília via Imperatriz/MA
- Pela BR-010, sentido Belém/Brasília, em Imperatriz/MA, entrar à direita no km 249,6, na rotatória; atravessar a Ponte Dom Affonso Felippe Gregory; continuar pela TO-126 até Sítio Novo do Tocantins/TO; seguir para Axixá do Tocantins/TO pela TO-201; continuar pela TO-134 para São Bento do Tocantins/TO, Luzinópolis/TO e, então, Darcinópolis/TO; acessar a BR-226 e seguir em direção a Brasília/DF.
Sentido Brasília/Belém via Darcinópolis/TO
- Em Darcinópolis/TO, seguir pela TO-134 em direção a Luzinópolis e São Bento do Tocantins; seguir em direção a Axixá do Tocantins, continuando pela TO-134; seguir pela TO-201 até Sítio Novo do Tocantins; continuar para Imperatriz/MA pela TO-126; atravessar a Ponte Dom Affonso Felippe Gregory; acessar a BR-010 e seguir em direção a Belém/PA.
Alternativa para quem segue de Balsas/MA a Brasília/DF
- De Balsas/MA, seguir para Carolina/MA; realizar a travessia do Rio Tocantins na balsa para Filadélfia/TO; seguir pela TO-222 até Araguaína/TO; acessar a BR-153 e seguir em direção a Brasília/DF.
Alternativa para quem segue de Brasília/DF a Balsas/MA
- Em Araguaína/TO, seguir pela TO-222 até Filadélfia/TO; realizar a travessia do Rio Tocantins na balsa para Carolina/MA; seguir pela BR-230 para Balsas/MA.