Vídeo: alunos da zona rural têm primeiro contato com drones na Campus Party Brasília
Cerca de 38 crianças da Escola Classe Café Sem Troco participaram do evento e da batalha de drones nesta quinta-feira (24)
Brasília|Karla Beatryz*, do R7, em Brasília
Alunos da Escola Classe Café Sem Troco, que fica na região rural do Distrito Federal, tiveram a oportunidade de conhecer pela primeira vez drones e outras tecnologias durante visita à Campus Party Brasília, nesta quinta-feira (24).
Na Arena de Drones, cerca de 38 crianças tiveram o primeiro contato com os equipamentos tecnológicos. A visita faz parte do Include (Programa de Laboratórios de Robótica), que ensina projetos de robótica às crianças no DF.
“É a primeira vez que essas crianças, de 10 a 12 anos, saem da zona rural para visitar a capital. Elas estão encantadas com o evento”, conta a diretora da escola, Sheila Cristina Alves.
Na grade curricular, a instituição da zona rural do DF ensina robótica para os alunos por meio do uso de baterias e sensores. Mas brincar com um drone de verdade foi uma experiência inovadora e "muito legal" para a pequena Isabela Gomes, de 10 anos.
Cláudio Manuel, de 10 anos, também aproveitou para conhecer os carrinhos tecnológicos e os óculos de imersão virtual. Essa é a primeira vez que ele tem contato com a tecnologia 3D. “Eu estou muito ansioso pra visitar o restante da feira”, comenta.
Arena de Drones
A Arena de Drones, visitada pela crianças, foi organizada pela empresa DroneLab. Essa é a terceira vez que o grupo de São Paulo participa da Campus Party Brasília e organiza um espaço voltado exclusivamente para drones.
A empresa é conhecida pelo país por realizar workshops de montagens, batalhas e corridas de drones. "É muito importante dar esse acesso à tecnologia, principalmente para as crianças mais simples. Aqui na arena, elas vão poder tocar, brincar, saber que é possível ter o sonho de trabalhar com isso”, ressalta Ricardo Yamamoto, um dos organizadores do espaço.
A partir desta quinta-feira, os visitantes poderão participar, inclusive, das batalhas de drones. Serão quatro duplas que vão disputar entre elas, com defesa e ataque. Ricardo Yamamoto explica que, durante a disputa, o objetivo é o drone de ataque derrubar o drone de defesa do adversário.
Localizado na área Open Campus, a Arena de Drones estará aberta gratuitamente para visitação durante todos os dias do evento, que vai até o próximo domingo (27).
Campus Party Brasília 2022
Quando: de 23 a 27 de março
Onde: Estádio Mané Garrincha
Ingressos: podem ser adquiridos pela internet. Clique aqui
*Estagiária, sob supervisão de Fausto Carneiro