Nissan terá nova e velha gerações da Frontier no Brasil
Picape média será produzida na Argentina em 2018, mas virá antes importada do México
Carros|Denis Freire de Almeida, do R7, em Buenos Aires (Argentina)*
A Nissan apresentou no Salão de Buenos Aires a nova geração da Frontier, com planos ambiciosos e estratégicos para a picapona. A partir de 2018, o utilitário será produzido em Córdoba, segunda cidade mais populosa da Argentina, e de lá será importada para vários países da região, incluindo o Brasil. Contudo, bem antes disso, a nova Frontier desembarca por aqui importada do México.
Por ora, a Nissan não fala em datas. Mas já se sabe que esta nova Frontier também servirá de base para outras duas picapes inéditas, uma da Renault, que será posicionada acima da Duster Oroch, outra da Mercedes-Benz, cujo nome cotado é GLT. Enquanto o modelo da japonesa já está a caminho das ruas (foi lançada há um ano na Tailândia), as derivadas ainda demoram.
Nova e velha gerações conviverão
Apesar de estar no mercado mais de 15 anos (no Brasil é produzida desde 2002 em São José dos Pinhais, no Paraná), a Frontier atual ainda tem pelo menos uns dois de vida pela frente. A montadora pretende manter o modelo de segunda geração em linha, para brigar por vendas na base, e importar o novo em versões mais caras e sofisticadas, para pegar Toyota Hilux e Volkswagen Amarok.
Mas o convívio de gerações ainda deve demorar um pouco. A terceira linhagem da picape só deve desembarcar no Brasil entre 2016 e 2017. Entre as possibilidades, estão versões 4X4 com motor 2.5 turbodiesel de 190 cv e transmissão automática de sete marchas ou manual de seis velocidades, e a variante a gasolina, equipada com um 2.5 turbo de 160 cv.
Kicks estreia fora do Brasil
Outro grande destaque da Nissan em Buenos Aires é o Kicks, o conceito de SUV compacto revelado no Salão de São Paulo no fim de 2014. Cada vez mais maduro, o utilitário ainda tem seus mistérios, mas a montadora já confirmou que o modelo será a vedete da marca nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016 — a Nissan é um dos patrocinadores oficiais do evento.
Mas mesmo diante da certeza de que o jipinho urbano será lançado no ano que vem, ainda faltam os detalhes. Espera-se que o Kicks seja produzido na unidade de Resende, ao lado dos compactos New March e New Versa, modelos com os quais divide plataforma. Lá também são montados os motores 1.0 (três cilindros) e 1.6 16V, ambos flex.
Com isso, especula-se que o SUV compacto vá usar o motor 1.6 de March e Versa, o que lhe dará o prometido preço competitivo — com inicial inferior ao do Ford EcoSport, na casa dos R$ 65 mil. E segundo o Autos Segredos, o utilitário deve oferecer câmbio automático do tipo CVT. A única certeza até agora é de que o Kicks virá forte.
Colaborou Diogo de Oliveira
* O jornalista viajou a convite da Anfavea
Veja a cobertura completa do R7 Carros no Salão do Automóvel de Buenos Aires 2015
CONFIRA ABAIXO A GALERIA DA NOVA NISSAN FRONTIER.