Bonecos para malhação do Judas representam Putin e vírus da Covid-19 em Belém
Festa é tradição há mais de 50 anos no bairro da Cremação e neste ano voltou a reunir moradores em torno dos bonecos
Cidades|Do R7
A tradicional Malhação do Judas realizada durante a Páscoa teve personagens inusitados em Belém (PA). O presidente da Rússia, Vladimir Putin, um dos principais personagens da guerra iniciada em fevereiro, com a invasão da Ucrânia, foi representado nos bonecos que receberam pauladas da população no bairro da Cremação. A festa no local acontece há mais de 50 anos e não ocorreu nos últimos dois em razão da pandemia de Covid-19. Além de Putin, o novo coronavírus, responsável pela Covid-19, ilustrou um dos bonecos que foram malhados pela população neste fim de semana.
“Eu tenho muitas memórias dessa festa, porque desde muito jovem eu participo. Ficamos dois anos sem ela e já estávamos com saudades”, contou a autônoma Roselene Sena, moradora da região, em reportagem do portal da Prefeitura de Belém.
A administração municipal apoiou o evento por meio da Fundação Cultural do Município de Belém, que disponibilizou para a festa estrutura de palco, som e iluminação.
“A Malhação de Judas é um exemplo da cultura popular em Belém há mais de 60 anos, que remonta às tradições do período colonial. É importante preservar a cultura popular e incentivá-la”, afirmou o presidente da Fumbel, Michel Pinho.