Diário Digital Escolas estaduais recebem conjuntos de robótica para melhorar aprendizado dos alunos

Escolas estaduais recebem conjuntos de robótica para melhorar aprendizado dos alunos

Escolas de tempo integral da Rede Estadual de Ensino receberam 116 conjuntos de robótica. A entrega foi feita nesta quarta-feira (20), no Centro de Formação e Pesquisa Mariluce Bittar (Rua dos Dentistas, 500, no bairro Tiradentes). Na avaliação do governador, a implantação dos laboratórios de robótica vai despertar o interesse dos estudantes pelo aprendizado. “Isso […] O post Escolas estaduais recebem conjuntos de robótica para melhorar aprendizado dos alunos apareceu primeiro em Diário Digital.

Escolas de tempo integral da Rede Estadual de Ensino receberam 116 conjuntos de robótica. A entrega foi feita nesta quarta-feira (20), no Centro de Formação e Pesquisa Mariluce Bittar (Rua dos Dentistas, 500, no bairro Tiradentes).

Na avaliação do governador, a implantação dos laboratórios de robótica vai despertar o interesse dos estudantes pelo aprendizado.

“Isso aqui ajuda a despertar no aluno aquele pensamento computacional, intelectual, social. Muda muito para o aluno que, muitas vezes, já está naquela aula cansativa. A criatividade vai ser despertada. Isso aqui estimula, principalmente, a matemática, porque vai ter que trabalhar a matemática, não tenha dúvida disso. Vai ajudar muito nós irmos melhorando os índices de aprendizado, que é o que nos interessa”, disse Reinaldo Azambuja.

Ainda segundo ele, o estudo de robótica vem na mesma esteira de modernização da PPP da Infovia Digital que vai levar internet de alta velocidade para todas as escolas e prédios públicos.

Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
(Foto: Chico Ribeiro/Governo de MS)

“Vamos ser o estado mais conectado do Brasil. Com uma conexão rápida. A internet nossa, além de aumentar a velocidade em mais de 40 vezes, vai diminuir o preço ao usuário em mais de 50 vezes. Qual é o grande problema hoje? Nós temos uma internet ruim e cara. O que vai ser essa PPP das Infovias Digitais? Vai fazer 7.600 quilômetros de fibra óptica percorrendo todas as 79 cidades. Vai chegar a todas as escolas, todos os prédios públicos, todos os órgãos públicos estaduais, municipais e federais e em praças públicas em todas as cidades”, disse.

Já a secretária de Educação, Maria Cecília Amendola da Motta, explicou que mais de 150 profissionais começaram a receber, na segunda-feira (18), a formação para o correto uso dos laboratórios de robótica. “Os professores que estão aqui são diferenciados. Aquele paradigma de que a formação da universidade bastava, já era. Precisamos estar o tempo todo estudando”, disse. O valor investido nos conjuntos de robótica foi de R$ 8,896 milhões. Além dos kits foram entregues materiais de apoio para alunos e educadores.

De acordo com o superintendente de Informação e Tecnologia da SED, Paulo César Rodrigues dos Santos, a robótica poderá ser aproveitada por professores de diversas disciplinas. “Podemos trabalhar robótica em qualquer disciplina. Digamos que eu sou professor de História e chegou isso para que eu trabalhe. Como posso incorporar a robótica no ensino da História? Vamos falar da expansão do império romano. Um dos principais fatores foi o desenvolvimento de estradas. Eu posso falar para o meu aluno criar uma estrada, em um mapa no chão, criando uma estrada da Itália até a Grã-Bretanha. Ele tem que programar o robô para fazer esse trajeto”.

Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
(Foto: Chico Ribeiro/Governo de MS)

E o vice-presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, deputado Professor Rinaldo, destacou que a robótica educacional pode ajudar a enfrentar o problema da evasão escolar. “Não vamos mudar nosso Estado e o nosso País se não for pela educação. A robótica vai ajudar a combater um dos maiores problemas da educação brasileira: a evasão escolar. Ela vai tornar o aprendizado mais atrativo”, concluiu.

O post Escolas estaduais recebem conjuntos de robótica para melhorar aprendizado dos alunos apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas