Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cariacica abre agendamento para vacina contra gripe. Veja situação nas cidades da Grande Vitória

Muitos sintomas da gripe são semelhantes ao do resfriado, que também dá tosse, coriza, apesar de a pessoa não ficar tão prostrada e às vezes nem ter febre

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Enquanto a imunização contra a covid-19 avança, uma outra campanha de vacinação acontece no Espírito Santo. Agora, públicos-alvo são convocados a receberem a dose contra a gripe comum, a chamada influenza. 

Em Cariacica, mais um novo grupo vai receber vacinação a partir desta segunda-feira (10). Os idosos com 60 anos ou mais e professores poderão fazer o agendamento de forma on-line pelo site https://vacina.cariacica.es.gov.br.

Segundo a prefeitura, já foram vacinadas, até o momento, 13. 973 pessoas contra a influenza. A vacinação destinada para crianças de seis meses a menos de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias) e trabalhadores da saúde continua. As agendas estão abertas para as 16 salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde do município.

Na Serra, estão abertas as inscrições para a segunda fase da imunização contra a gripe para quem tem 60 anos ou mais. O agendamento pode ser realizado no site http:gti.serra.es.gov.br/saúde/, para se vacinar. Ainda há 540 vagas disponíveis para agendamento. Para professores de escolas de ensino básico, como creche, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA, além daqueles de ensino superior, de caráter público ou privado, ainda há 50 vagas.

Publicidade

Nesta nova fase da campanha de vacinação contra a gripe, os idosos com idade superior a 60 anos e os professores são o público alvo que deve se imunizar. Entretanto, é preciso estar atento ao intervalo das vacinas. Caso já tenham tomado a vacina contra a Covid-19, é necessário respeitar o intervalo de 14 dias para tomar a vacina contra a gripe.

A vacinação ocorrerá de terça (11) até quinta-feira (13) em todas as Unidades de Saúde do Município. Para se vacinar, é necessário levar documento com foto e cartão de vacina. Os professores devem levar também comprovante de vinculação ativa como professor dessas escolas.

Publicidade

Em Vitória, as pessoas idosas e os professores das redes pública e particular de Vitória poderão agendar a imunização contra a gripe no site da Prefeitura de Vitória e no aplicativo Vitória Online. A vacinação será realizada entre segunda (10) e sexta (14).

Considerando o novo grupo, o município vai disponibilizar 5 mil novas doses, incluindo, ainda, crianças de seis meses e menores de seis anos, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde. Ao todo, a capital pretende vacinar 64 mil idosos acima de 60 anos e 8.600 professores.

Publicidade

Já em Vila Velha, a campanha de vacinação contra a gripe contemplará idosos e profissionais da saúde. Foram inseridas no sistema de agendamento on-line mais 6.585 vagas, que serão distribuídas da seguinte forma: 3.555 vagas para crianças de 6 meses a menores de 6 anos; 1.830 vagas para idosos acima de 60 anos; 615 vagas para profissionais da saúde; 600 vagas para gestantes e puérperas.

As vacinas serão administradas na segunda, quarta e sexta-feira desta semana, nas Unidades de Saúde do município.

Gripe

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral e a transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos.

Os sintomas da gripe são agudos, ou seja, surgem de repente. A pessoa começa a se sentir mal, logo vem a dor de garganta, muita dor no corpo, febre alta prolongada e tosse.

Muitos sintomas da gripe são semelhantes ao do resfriado, que também dá tosse, coriza, apesar de a pessoa não ficar tão prostrada e às vezes nem ter febre.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.