Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Com apenas 1 município em risco moderado, veja como será a próxima semana no ES

Por estar no risco moderado, Afonso Cláudio terá de seguir algumas restrições de horário no funcionamento de alguns estabelecimentos, o que não acontece no risco baixo

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Mais uma semana se inicia na próxima segunda-feira (15) e, com ela, um novo Mapa de Risco passa a valer para todo o Espírito Santo. Pela segunda semana consecutiva, apenas uma cidade estará no risco moderado para a covid-19. 

Diferente da última semana, a cidade que estará na classificação amarela será Afonso Cláudio, e não mais Santa Maria de Jetibá. As informações foram divulgadas na última sexta-feira (12), pelo governo do Estado.

Regras serão menos flexíveis em Afonso Cláudio

Por estar no risco moderado, Afonso Cláudio terá de seguir, na semana que vem, algumas restrições de horário no funcionamento de alguns estabelecimentos — o que não ocorre no risco baixo.

Bares, restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência e distribuidoras de bebidas alcoólicas, por exemplo, só estão autorizados a funcionar, em cidades nessa situação, de segunda a sábado, até as 22h, e aos domingos até as 16h.

Publicidade

Veja como fica a situação do município:

Comércio, Bares e Restaurantes

Publicidade

- Funcionamento dos estabelecimentos comerciais sem limite de horário. Entretanto, algumas regras precisam ser seguidas, como a limitação de um cliente por 10m², obrigatoriedade do uso de máscaras para funcionários e clientes, distanciamento social em filas, entre outras;

- Funcionamento de bares, restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência e distribuidoras de bebidas alcoólicas de segunda a sábado, até as 22h, e aos domingos até as 16h.

Publicidade

Academias

- Possibilidade de atividades aeróbicas, desde que de maneira individual. A realização de atividades aeróbicas coletivas segue vedada;

- Limitação do número de alunos por área do estabelecimento conforme Portaria SESA nº 226-R, Art. 11 §2º.

Ensino

- Todos os alunos da rede estadual e particular de ensino, além da municipal de algumas cidades, retornaram para as aulas presenciais, independente da classificação de risco.

- Nessas escolas, não há mais rodízio entre os estudantes. Só poderá permanecer no ensino remoto o aluno que apresentar laudo médico.

Saiba o que vai funcionar nos 77 municípios do ES que estão em risco baixo

Comércio

- Funcionamento de todos os estabelecimentos comerciais com medidas qualificadas de 1 cliente por 10 m², obrigatoriedade de uso de máscaras para funcionários e clientes, distanciamento social em filas, sem restrição de horário de funcionamento.

- Galerias e centros comerciais devem funcionar com 50% da ocupação (1 pessoa por 14 m²).

Shoppings

- Shopping centers devem funcionar e proceder a limitação da entrada de clientes na proporção de 1 pessoa por 22 m² da área do shopping, considerando lojas, praças e circulações de uso coletivo, respeitando, ainda, a proporção de 01 (um) cliente por cada 10m² (dez metros quadrados) no interior de cada loja.

Academias

- Funcionamento das academias conforme regras específicas, com liberação para atendimento de pessoas consideradas de grupo de risco e com liberação de atividades aeróbicas coletivas.

Boates

- Funcionamento continua proibido

Medidas Sociais

- Orientação/conscientização para isolamento social e distanciamento social (DISK Aglomeração).

- Obrigatoriedade para adoção de medidas de proteção (máscaras e higiene).

- Abordagem às pessoas para orientação.

- Determinação para o uso de máscaras pelas pessoas fora do ambiente residencial.

- Proibição de funcionamento de boates.

- Comunicação social, por meio de rádio, carros de som e outros.

- Recomendação para que pessoas dos grupos de risco permaneçam em isolamento total.

- Recomendação de não funcionamento de eventos com shows pirotécnicos.

- Monitoramento de casos suspeitos e infectados.

Microrregiões não atingem risco muito baixo no ES

Na última segunda-feira (08), começou a valer no Espírito Santo uma nova matriz de risco, abrindo a possibilidade de uma nova classificação para os municípios: o risco muito baixo, representado pela cor azul.

No entanto, nenhuma das dez microrregiões do estado atingiu os requisitos mínimos para chegar à chamada "fase azul", que possibilita maior flexibilização nas regras de funcionamento das atividades.

Para chegar a fase azul, a região deverá ter:

- pelo menos 80% da sua população adulta com as duas doses da vacina ou dose única;

- 90% dos adolescentes de 12 a 17 anos com pelo menos a primeira dose;

- e 90% da população idosa, acima de 60 anos, e de imunossuprimidos com a dose reforço.

Além disso, cada município da microrregião deverá ter pelo menos um ponto para testagem livre, no qual a pessoa poderá realizar o teste gratuitamente quando julgar necessário — mesmo se não apresentar sintomas.

Atualmente, quatro microrregiões estão próximas de atingir as metas estabelecidas para chegar ao risco muito baixo: Sudoeste Serrana, Central Serrana, Litoral Sul e Caparaó.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.