Folha Vitória Covid-19: pacientes oncológicos precisam redobrar atenção

Covid-19: pacientes oncológicos precisam redobrar atenção

Estudo aponta que os riscos de óbitos para Covid-19 em pacientes oncológicos são de 26%, contra 2% a 3% da população geral. Por isso, prevenir a infecção e não interromper o tratamento de câncer é de extrema importância

Folha Vitória
Foto: Pixabay
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Segundo um estudo de meta-análise da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), os riscos de óbitos por Covid-19 em pacientes oncológicos são de 26%, contra 2% a 3% da população geral. 

Nesse sentido, é fundamental que os pacientes adotem as medidas protetivas, a fim de evitar a contaminação e, consequentemente, dar continuidade ao tratamento oncológico. 

A médica oncologista, Carolina Conopca, comenta que, assim como pessoas com doenças crônicas, como diabetes, doenças cardiovasculares e respiratórias, os pacientes oncológicos também fazem parte do grupo de risco para agravamento do coronavírus. 

“O risco se dá por conta da baixa imunidade dos pacientes, devido aos tratamentos do câncer. Para aqueles que fazem quimioterapia ou radioterapia, que tenham passado por cirurgia há menos de um mês ou que façam uso de imunossupressores, os cuidados devem ser redobrados, pois, se infectados pela Covid-19, há grandes chances de complicações. Além disso, a contaminação atrapalha a continuidade do tratamento oncológico”, alerta.

Veja quais devem ser as medidas protetivas contra a Covid-19 

Para Carolina, as medidas protetivas devem ser cumpridas pelos pacientes e aqueles que estão à sua volta. 

- manter o distanciamento físico;

- evitar lugares com aglomeração;

- manter uma distância segura das pessoas; 

- lavar as mãos com frequência e evitar levá-las ao rosto; 

- fazer uso da máscara em todos os locais públicos; 

- evitar contato com pessoas que tenham sintomas gripais; 

- higienizar objetos pessoais como chaves, celulares e não compartilhá-los;

- não interromper o tratamento por conta própria.

Últimas