Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Dia de Combate ao Estresse: Entenda como o exercício físico pode ser um ótimo aliado

Há uma série de benefícios psicofisiológicos que ocorrem durante uma atividade física regular, por conta da liberação de alguns hormônios

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Está estressado? Vai treinar! Parece brincadeira, mas é verdade! Um dos melhores remédios para combater e evitar o estresse são os exercícios físicos.

De acordo com o Personal Trainer Wagner Costa, a prática de exercícios de forma regular pode apresentar a redução dos níveis de ansiedade e depressão, melhora do humor, aumento da sensação de bem-estar e da autoestima.

Wagner ainda alerta para um vilão ainda maior, o sedentarismo! Diversas pesquisas indicam que, quando excessivo, o estresse pode levar a dificuldade de concentração, cansaço mental, indiferença emocional, agressividade, incapacidade de relaxar, perda de memória imediata e apatia.

É importante ressaltar, que uma boa alimentação deve também faz parte desse estilo de vida, além disso, procurar profissionais capacitados para saber se está totalmente apto para as atividades físicas.” Apesar da atividade física ser importante, é preciso ter atenção aos sinais do corpo e também as limitações” relata Wagner.

Continua após a publicidade

Há uma série de benefícios psicofisiológicos que ocorrem durante uma atividade física regular, por conta da liberação de alguns hormônios, como a nossa conhecida adrenalina (glândula adrenal), que age quando ocorre um estresse físico, emocional ou ambos.

Outro importante hormônio é o cortisol, que atua como um potente anti-inflamatório natural; ainda temos o hormônio glucagon, que atua no fígado aumentando a quantidade de glicose lá depositada; o GH nosso hormônio de crescimento, produzido naturalmente pela glândula Hipófise localizado no cérebro, que entre vários efeitos, produz certa e leve sensação de bem-estar; e finalmente a secreção de endorfina, produtora da sensação de prazer e responsável pela melhora da qualidade do sono. Tenha hábitos saudáveis sempre, além de ajudar na saúde física, também auxilia na saúde mental.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.