Folha Vitória Doce ou salgada: veja duas formas de comer pipoca sem perder os benefícios do alimento

Doce ou salgada: veja duas formas de comer pipoca sem perder os benefícios do alimento

O milho é fonte de vitaminas do complexo B, como manganês e magnésio, que estão presentes principalmente na casca do alimento. A grande quantidade de fibras também merece destaque

Folha Vitória
Foto: Divulgação / Pexel
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

As temperaturas caíram, o capixaba já tirou os casacos do armário e muita gente planeja passar o tempo livre com o "combo perfeito": pipoca, coberta e maratona de séries e filmes. O que muita gente não sabe, é que a pipoca, além de proporcionar esses momentos deliciosos, traz muitos benefícios para a saúde.

"A pipoca, além de ser um potente cereal integral riquíssimo em fibra, tem altas concentrações de polifenóis e antioxidantes. Esses componentes agem inibindo a ação dos radicais livres no organismo, diminuindo o envelhecimento precoce, riscos de doenças cardíacas e oxidação de colesterol", explicou a nutricionista Beatriz Gaudio. 

Além disso, a especialista reforçou que o milho é fonte de vitaminas do complexo B, como manganês e magnésio, que estão presentes principalmente na casca do alimento. A grande quantidade de fibras também merece destaque. 

"Para se ter uma idéia, uma porção de duas colheres de sopa contem quase 10% de fibras necessárias para um dia, favorecendo o transito intestinal e trazendo maior saciedade", disse. 

Preparação influencia na qualidade do alimento

O modo como preparamos, de acordo com Beatriz, influencia totalmente no resultado final. "A forma ideal para adquirir todos esses benefícios é evitar versões prontas para microondas, cheias de sal, açúcar, manteiga e realçadores de sabor que são riquíssimos em sódio", reforçou.

Para aproveitar os dias mais frios e garantir os benefícios do alimento, a nutricionista sugeriu duas receitas, uma doce e uma salgada:

Receita 1: Pipoca salgada

Ingredientes: 

1 xícara de chá de milho

2 colheres de chá de azeite 

sal do Himalaia a gosto.

Modo de preparo:

Coloque o milho com o azeite em uma panela e tempere com sal. Tampe e deixe no fogo médio até começar estourar, então reduza o fogo e deixe até parar de estourar. Sirva.

Receita 2: Pipoca doce

Ingredientes: 

1 xícara de chá de milho para pipoca 

1 colher de chá de cacau em pó 

2 colheres de chá de óleo de coco.

Modo de preparo: 

Estoure a pipoca em uma panela com óleo de coco. Depois tempere com cacau, misture bem e sirva!

Últimas